Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Intensa onda de calor chegará com máximas até 10ºC acima do normal nos próximos dias

Onda de calor intensa e de longa duração vai afetar estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste nos últimos dez dias do verão

Metsul
por  Metsul
10/03/2024 18:31 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após a passagem de uma frente fria pelo Sul e Sudeste, as temperaturas voltarão a subir em todo o Brasil. O verão está acabando, mas ainda vai fazer calor pelo País até o início do outono, em 20 de março. Uma nova onda de calor, parecida com aquelas de novembro e dezembro de 2023, chegará ao Brasil nesta semana e vai elevar os termômetros. No Rio Grande do Sul, as regiões mais afetadas serão a Fronteira Oeste, as Missões, o Noroeste e parte do Norte.

Uma massa de ar quente vai se fortalecer sobre a área do Chaco Paraguaio e o Norte da Argentina. Isso se deve à presença de uma área de alta pressão na atmosfera média, que vai favorecendo a permanência do ar quente sobre essa região. Esse sistema inibe a formação de nuvens carregadas, resultando em um ambiente seco e gradualmente mais quente.

A onda de calor está prevista para ter início na segunda-feira (11) e ir até, pelo menos, a próxima sexta-feira (15).

Outono

O outono começa no Hemisfério Sul no dia 20 de março, uma quarta-feira, mais precisamente às 0h06min, e termina no dia 20 de junho.

A chegada dessa estação é marcada pelo Equinócio de outono, quando o tempo de dia será o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam os dias vão ficando mais curtos.

O outono faz uma transição do verão para o inverno e é caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada da estação mais fria do ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE