Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Intenção da UFRGS em produzir insumo para vacina contra Covid-19 é bem recebida pela Fiocruz

Com o possível avanço na cooperação entre a UFRGS e a Fiocruz, o RS poderá ter a segunda sede de produção do IFA no país.

Antonio Felipe Purcino
por  Antonio Felipe Purcino
11/08/2021 21:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A intenção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em produzir insumos para vacinas contra a Covid-19, manifestada nesta quarta-feira (11), em reunião no Rio de Janeiro, foi bem recebida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O encontro teve a participação do reitor, Carlos André Bulhões Mendes, e da presidente do instituto de pesquisa, Nísia Trindade Lima.

“Foi uma reunião muito importante no sentido de estabelecermos uma cooperação técnica com o objetivo de fabricar insumos para vacinas, entre eles o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), nas instalações da UFRGS, no Rio Grande do Sul. É um momento de satisfação por se tratar de uma importante notícia na área da saúde e em benefício de toda a sociedade”, destacou o reitor.

Com o possível avanço na cooperação entre a UFRGS e a Fiocruz, o RS poderá ter a segunda sede de produção do IFA no país. A fabricação, caso se confirme, deverá ocorrer no novo prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), em fase final de obras e cuja mudança está prevista ainda para este ano, na esquina da rua Ramiro Barcelos com a avenida Ipiranga.

A próxima etapa dos contatos entre a universidade e a fundação está prevista para setembro, quando a vice-diretora de Qualidade da Fiocruz, Rosane Cuber, deverá visitar as instalações da universidade, em Porto Alegre.

Além da produção do IFA, a reunião também abordou outras possibilidades de parceria envolvendo a universidade e o instituto de pesquisa, entre elas na área da capacitação de profissionais na área da saúde.

“Tivemos um diálogo muito produtivo. É mais um passo que a UFRGS pretende dar no sentido de contribuir com a sociedade no enfrentamento à Covid-19, assim como temos feito desde o início da pandemia, com enorme dedicação de toda a comunidade acadêmica”, completou Bulhões.

Entre as parceiras neste processo, em ações como a gestão do orçamento para aquisição de equipamentos e execução de serviços, estão as fundações de apoio da UFRGS, entre elas a FAURGS.

Participaram também da reunião na capital fluminense, representando a UFRGS, além do Reitor Prof. Carlos André Bulhões Mendes, o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais, Prof. Geraldo Pereira Jotz, a diretora do ICBS, Profa. Ilma Simoni Brum da Silva, e a secretária de Desenvolvimento Tecnológico da universidade, Profa. Elizabeth Obino Cirne Lima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE