Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Quadrilha utilizava os drones para atirar armas, drogas e telefones celulares a detentos | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP
Segurança

Instrutor é preso por ensinar criminosos a operar drones para dentro de presídios do RS

Equipamentos levavam armas, drogas e celulares para dentro de casas prisionais.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
19/06/2021 11:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após um ano de investigação, policiais civis de Eldorado do Sul prenderam um homem especializado em montar e operar drones e aeromodelos, que ensinava e dava instruções para integrantes de uma quadrilha que abastecia lideranças criminosas em presídios. A ação foi realizada na residência do instrutor na cidade de Portão. No local, foram apreendidos controles remotos, motores, fios e peças de aeromodelos e drones.

A investigação apurou que a quadrilha se encontrava mensalmente com o instrutor e utilizava os drones para atirar armas, drogas e telefones celulares para dentro de casas prisionais, em várias regiões do Rio Grande do Sul, com o fim de abastecer diferentes facções criminosas.

O delegado Guilherme Dill, que coordenou a ação, destaca que “a especialidade técnica do indivíduo chamou a atenção da polícia, uma vez que são raros os cidadãos que possuem essa qualificação e aceitam auxiliar criminosos”. Dill informou que a investigação vai prosseguir para apurar se há envolvimento de mais pessoas especializadas nesses equipamentos.

O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza, ressalta que “o homem tornou-se uma espécie de referência, era o “professor” de criminosos para utilizar drones, além de ter realizado algo incomum, que era dar as instruções para facções diferentes.” O detido foi encaminhado ao sistema prisional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE