Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Instituto Geral de Perícias do RS recebe reforço de 69 servidores para atuação no estado

Houve a formatura de 21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
19/10/2020 13:39 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado ganhou um reforço no combate ao crime no Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (19), em evento virtual, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) formou 69 novos agentes – 21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias.

O governador Eduardo Leite foi o paraninfo da turma. "Escolher o IGP é fazer a escolha de se colocar a serviço da sociedade. Não se trata, portanto, de uma mera oportunidade de emprego com remuneração. É claro que é uma profissão, e uma profissão pela qual serão remunerados, mas é muito mais do que isso. E também por isso minha manifestação deve ser aquela de reconvocá-los a esse espírito que os guiou até aqui. Lembrem-se desta missão todos os dias, quando depararem com dificuldades”, afirmou.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente. Familiares e amigos dos formandos puderam acompanhar a transmissão da solenidade pelo Youtube.

“Aguardávamos ansiosamente por esses formandos. O IGP não tem um número muito grande de servidores, somos cerca de 1 mil, então, esses 69 agentes acrescentam muito às nossas equipes de trabalho. São 69 profissionais divididos em três cargos diferentes e cada cargo é responsável por uma série de exames periciais, então se trata um reforço muito grande às equipes”, destacou a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena Kuser.

Os formandos fazem parte da primeira turma convocada depois do concurso de 2017. O chamamento ocorreu em 10 de março deste ano. Devido à pandemia, o início das aulas foi adiado para o dia 3 de agosto. Foram 360 horas de formação, divididos em três módulos: básico (3 de agosto a 19 de agosto), específico (20 de agosto a 24 de setembro) e prático (a partir de 25 de setembro). Apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo teve aulas presenciais.

A formatura dos novos servidores públicos foi realizada por videoconferência - Foto: Gustavo Mansur/Palacio Piratini

As demais foram ministradas em uma plataforma virtual. Esse e outros cuidados, como uso obrigatório de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, foram essenciais para garantir a segurança sanitária ao longo de todo o curso e evitar surtos de contaminação.

Os servidores empossados nesta segunda-feira já têm destino: os postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do Estado. Municípios de sete regiões – Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Rio Grande – devem receber os servidores. A distribuição foi feita conforme a necessidade do IGP. A região e a cidade foram definidas de acordo com a nota obtida pelos alunos no curso. Todos os empossados têm 15 dias, contados a partir desta segunda (19), para assumir as funções.

Atualmente, 26 servidores realizam o curso de formação. Outros dois chamamentos de aprovados no último concurso estão previstos para março de 2021 e março de 2022.

A região de Passo Fundo vai receber os seguintes profissionais:


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE