Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Instagram anuncia mudanças na visualização do “feed”

Usuários poderão alternar entre três visualizações diferentes na tela inicial: "Página Inicial", "Favoritos" e "Seguindo"

O Sul
por  O Sul
26/03/2022 12:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde essa quarta-feira (23), usuários do Instagram ao redor do mundo estão se deparando com um nova atualização que mudará a forma de visualização do feed da rede social. De acordo com a plataforma, os internautas poderão alternar entre três versões diferentes na tela inicial: “Página Inicial”, “Favoritos” e “Seguindo”.

Segundo a companhia, o objetivo da atualização é que as pessoas tenham mais opções de controle sobre os conteúdos que desejam visualizar em seus feeds.

A atualização atende a um desejo antigo dos usuários do Instagram, que pediam o retorno da ordem cronológica nas publicações.

A novidade já estava prevista no calendário da companhia, mas não havia sido divulgado quando a atualização estaria disponível. Em janeiro, Adam Mosseri, CEO do Instagram, disse que o novo recurso chegaria a todos os usuários ao longo do primeiro semestre de 2022.

Divulgação

Como é hoje

Hoje, o feed do Instagram é organizado por meio de algoritmos que combinam publicações baseadas nos perfis seguidos pelo usuário com recomendações de conteúdos da plataforma.

Nesta condição, o usuário não acessava o feed de notícias com base na ordem que as postagens foram publicadas, mas sim de acordo com as recomendações personalizadas pelo algoritmo.

Veja como vai funcionar


Página Inicial: o formato atual do feed no Instagram. Esta opção continuará trazendo uma mistura de conteúdos de pessoas e contas que você segue classificados por algoritmos, outros conteúdos recomendados que você pode gostar e muito mais. A “Página Inicial” será a visualização padrão, portanto, sempre que você acessar seu feed, você continuará o vendo dessa forma.

Favoritos: mostrará as publicações das contas que você selecionar, em ordem cronológica. Ou seja, você poderá escolher as contas favoritas das quais você não quer perder nenhum conteúdo.

Seguindo: mostrará as postagens apenas das pessoas que você segue, também em ordem cronológica.

Mais opções para o usuário


Apesar de atender a um pedido antigo dos usuários para que a ordem cronológica das publicações retornasse ao feed de vídeos e imagens, o Instagram ressaltou que seus internautas utilizam a plataforma de maneiras diferentes, e as múltiplas opções de visualização podem ajudar as pessoas a decidirem o que funciona melhor para elas.

“Além disso, realizamos pesquisas que apontaram que a nossa comunidade está mais satisfeita com um feed classificado por algoritmo, por isso não estamos padronizando a experiência de todos em um feed cronológico”, disse a empresa.

O Instagram informou ainda que, em média, as pessoas veem mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos (ou seja, baseado em recomendações personalizadas, como funcionava até então).

“Esse número foi inferior à metade com um feed cronológico. E como as pessoas são mais engajadas em um feed rankeado, uma publicação é vista por 50% mais seguidores do que com o feed cronológico”, ressaltou a plataforma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE