Instabilidade persiste e chuva volumosa preocupa neste sábado no RS

Rio atmosférico atua há sete dias no Estado e pode provocar alagamentos, enxurradas e transtornos em diversas regiões, com maior risco no Sul gaúcho.

Por Redação/Correio/Metsul Publicado em há 4 horas

A MetSul Meteorologia alerta para a intensificação do rio atmosférico sobre o Rio Grande do Sul neste sábado (27), o que deve agravar o risco de chuva localmente forte a intensa, com altos volumes em curto intervalo de tempo e possibilidade de transtornos em diferentes regiões do Estado.

O fenômeno atua sobre o território gaúcho desde o último domingo (21) e já provoca chuva frequente, por vezes intensa, com registros diários de alagamentos e enxurradas em diversos municípios. Conforme a MetSul, este será o sétimo dia consecutivo de atuação do rio atmosférico, agora com tendência de fortalecimento, aumentando a instabilidade atmosférica.

A previsão indica chuva em pelo menos parte do dia na maioria das cidades gaúchas. As áreas com maior risco de volumes elevados e temporais localizados são o Oeste, Centro, Campanha, Sul e Leste do Estado. Nesses pontos, a chuva pode ocorrer de forma isolada, porém intensa, elevando o risco de alagamentos, enxurradas e até inundações repentinas. O Sul do Rio Grande do Sul está entre as regiões que exigem maior atenção para acumulados expressivos.

Apesar do cenário instável, não se descarta a ocorrência de aberturas de sol ao longo do sábado, especialmente no Noroeste e no Norte do Estado, onde a chuva tende a ser mais irregular e localizada. Nessas áreas, o calor persiste, com sensação de abafamento mais intensa nos períodos de sol.

Em Erechim, no Norte gaúcho, a previsão é de chuva ao longo do dia, com temperaturas variando entre 19°C e 30°C. A MetSul reforça a orientação para que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e fique atenta a alertas, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos.

Saiba mais em: https://metsul.com/tempo-nao-v...