Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

INSS vai utilizar inteligência artificial para detectar fraudes

A nova ferramenta deve começar a funcionar ainda neste mês, segundo o Instituto.

Agencia Brasil
por  Agencia Brasil
11/12/2023 22:09 – atualizado há 25 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A inteligência artificial vai ajudar o INSS a combater fraudes nos atestados médicos. A nova ferramenta deve começar a funcionar ainda neste mês, segundo o Instituto.

O programa de inteligência artificial vai analisar os atestados enviados pelo Atestmed. É uma função do aplicativo Meu INSS, em que o usuário envia o documento por ali, em vez de fazer uma perícia presencial.

O robô vai fazer o cruzamento de bancos de dados para detectar as irregularidades. Ele vai checar a identificação dos médicos, registro no Conselho de Medicina e grafia, a letra, dos médicos, por exemplo.

A ideia é que essa análise com uso de robôs reduza o tempo de espera para concessão de benefícios e torne o processo mais seguro, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, à Rádio Nacional.

De acordo com o presidente do instituto, a adoção dessa tecnologia é a segunda fase do Atestmed. Uma das medidas adotadas para tentar reduzir a fila de espera do INSS.

Segundo dados do instituto, mais de um milhão de pessoas aguardam a análise dos casos para concessão de benefícios, como o auxílio-doença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE