Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

INSS concede primeira pensão por morte de forma automática

O pedido é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Saiba como funciona o processo.

O Sul
por  O Sul
01/07/2023 10:12 – atualizado há 30 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concedeu uma pensão por morte de maneira automática pela primeira vez em sua história. O pedido foi liberado a um segurado do Rio de Janeiro no dia 16 de junho. A pensão por morte urbana é o benefício voltado aos dependentes dos segurados do instituto que vivem em áreas urbanas. O pedido é feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. O processo traz mais celeridade para a análise do benefício, que responde pelo terceira maior fila de requerimentos do órgão.

O INSS utiliza os dados que já estão registrados nos sistemas da Previdência Social e confere com as informações fornecidas pelo cidadão na hora do pedido. Os dados que constam da base de informações de outros órgãos também são usados na averiguação. Assim, o requerimento é concluído mais rapidamente.

O processo traz mais celeridade para a análise do benefício, que responde pelo terceira maior fila de requerimentos do órgão, perdendo apenas para os de Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e aposentadoria por idade. Somente em abril deste ano, dos 1,2 milhão de pedidos acumulados (sem contar aqueles referentes a benefícios que dependem de perícia, como o auxílio-doença), 136 mil eram solicitações de pensão por morte, o que corresponde a 10,8% do total.

As maiores filas do INSS em abril
– BPC-Loas – 434.773
– Aposentadoria por idade – 254.629
– Pensão por morte – 136.837
– Aposentadoria por tempo de contribuição – 131.977
– Salário maternidade – 126.619
– Auxílio por incapacidade temporária previdenciária (pós-perícia) – 84.827
– Auxílio reclusão – 9.666
– Auxílio inclusão – 3.834
– Benefício assistência ao trabalhador portuário avulso – 477
– Pensão mensal vitalícia (Síndrome da Talidomida) – 126
– Síndrome congênita do Zika Vírus – 83
– Pecúlio especial de aposentados e filiados à Previdência Social com mais de 60 anos – 65

O INSS salienta que os dados não incluem pedidos de benefícios que dependem de perícia médica, como auxílio-doença.

“Com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizada, mais assertiva e permite a decisão automática pelos sistemas do INSS”, defendeu o órgão, em nota.

Como pedir o benefício?

Baixar o aplicativo para celular Meu INSS ou acessar o site “meu.inss.gov.br” e fazer o login. Depois, clique no botão “Novo pedido” e digite o nome do serviço ou do benefício e escolha a opção desejada. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções fornecidas.

Documentos necessários

O sistema pede os números de CPF da pessoa falecida e dos dependentes. Documentos que comprovem tempo de contribuição e documentos dos dependentes também podem ser solicitados.

Procurador

Se quem fizer o pedido for procurador ou representante legal, é preciso apresentar uma procuração ou um termo de representação legal, assim como um documento de identificação com foto.

Acompanhar o retorno

Para acompanhar e receber a resposta do processo, basta acessar o aplicativo ou o site Meu INSS e clicar no botão “Consultar pedidos”. Depois, basta procurar o processo na lista e clicar em “Detalhes” para ver as informações e o andamento do processo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE