INSS: Beneficiários já podem contestar descontos indevidos nas agências dos Correios
O serviço é gratuito, seguro e voltado especialmente para quem enfrenta dificuldades para utilizar o atendimento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”
A partir desta sexta-feira (30/5), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com uma nova opção para resolver problemas relacionados a descontos indevidos em seus benefícios. Agora, é possível consultar, contestar e acompanhar a análise dessas cobranças diretamente em mais de 5 mil agências próprias dos Correios, espalhadas por todos os estados do país.
O serviço é gratuito, seguro e voltado especialmente para quem enfrenta dificuldades para utilizar o atendimento pelo telefone 135 ou pelo aplicativo “Meu INSS”. A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão social e o atendimento humanizado aos segurados.

Como funciona o atendimento
Nas agências dos Correios, os beneficiários poderão:
- Verificar se há descontos não autorizados em seus benefícios;
- Solicitar a contestação dessas cobranças;
- Confirmar autorizações que tenham sido concedidas anteriormente;
- Acompanhar o andamento das contestações;
- Analisar e questionar documentos apresentados por associações;
- Receber instruções impressas sobre como acessar os canais digitais do INSS.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar extratos bancários, comprovantes de inscrição ou contracheques.
O atendimento será gratuito e priorizará aposentados e pensionistas. Algumas agências contarão com filas preferenciais e guichês exclusivos para agilizar o atendimento desse público.
Representantes legais também podem ser atendidos
Caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente, um representante legal poderá buscar atendimento apresentando uma procuração autenticada. Nesse caso, o representante terá acesso apenas às informações, sem a possibilidade de registrar contestações em nome do beneficiário.