Inscrições para selo de qualidade da Cachaça Gaúcha encerram em 29 de outubro

Neste ano, serão contempladas três categorias: Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida Premium e Cachaça Envelhecida Extra Premium

Por Redação VL Publicado em há 7 horas

Estão abertas até o dia 29 de outubro as inscrições para o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade – Cachaça Gaúcha, uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com a Aprodecana (Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e seus Derivados no RS).

A certificação, que ganhou ainda mais relevância após recentes casos de contaminação por metanol no Brasil — incluindo um no Rio Grande do Sul —, visa garantir qualidade, segurança e autenticidade ao consumidor. Segundo Sílvia Schumacher, coordenadora setorial da cachaça no programa, além da comprovação de origem, os produtos passam por rigorosos testes físico-químicos e sensoriais.

Foto: Divulgação Sict

Nesta edição, o selo contemplará três categorias:

  • Cachaça Prata
  • Cachaça Envelhecida Premium
  • Cachaça Envelhecida Extra Premium

Para participar, a cachaça deve ser produzida exclusivamente com cana-de-açúcar não queimada, cultivada dentro do território gaúcho.

Lançado em 2020 pelo governo do Estado, por meio do decreto 55.515/2020, o Programa Produtos Premium busca valorizar produtos locais, agregando valor e incentivando a competitividade no mercado. Além da cachaça, integram o programa o azeite de oliva extravirgem e as carnes ovina e bovina.

A cachaça foi incluída no programa em 2024. Na primeira edição, 11 marcas gaúchas foram certificadas, com mais de 50 mil garrafas seladas oficialmente.

Para se inscrever clique aqui

📞 Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99298-3973, e-mail aprodecana@gmail.com
ou no site da Sict.