Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Iniciativa do governo gaúcho para pesquisar infectados por coronavírus será ampliada para o Brasil

Estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas mostrará a prevalência da covid-19 na população a partir de amostragens.

GZH
por  GZH
29/03/2020 22:28 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O dilema economia versus saúde pública, que desafia governos sobre como agir em meio à pandemia do coronavírus, está perto de começar a ter respostas no Rio Grande do Sul. Um estudo inédito no mundo, encomendado por iniciativa do governo do Estado e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), responderá a questões como: qual é percentual de infectados no Estado? Quão rápido a infecção está se alastrando? Quantos contaminados não desenvolvem sintomas da covid-19? A partir disso, será possível estimar o número previsto de vítimas fatais. A iniciativa foi anunciada pelo governador Eduardo Leite na semana passada. A novidade neste domingo (29) é que o Ministério da Saúde quer ampliar o estudo para todo o país.

A expectativa dos pesquisadores é de que o trabalho no Estado tenha início nos próximos dias. Dois dias depois da primeira coleta de dados — que é a aplicação de testes para verificar a presença do coronavírus em 4,5 mil pessoas — já é possível entregar o primeiro relatório da prevalência da covid-19 na população gaúcha. A rapidez com que serão apresentados os primeiros resultados se explica pelo perfil do trabalho.

— Não é uma pesquisa para o mundo científico, apenas para publicar em periódico científico. É uma pesquisa que serve para a comunidade, para salvar vidas — explica o reitor da UFPel e coordenador geral do estudo, Pedro Curi Hallal.

Como os testes para o coronavírus ainda não estavam disponíveis, o começo do trabalho era incerto. Mas o MS também garantiu, neste domingo, que fornecerá 20 mil testes para a realização da pesquisa. O material faz parte de um lote de 5 milhões de testes que o ministério recebeu de doação da companhia Vale.

— Estamos apoiando este trabalho porque precisamos de dados independentes, tecnicamente bem embasados. O grupo de epidemiologia de Pelotas é nota 7 na Capes, a maior nota nos programas de pós-graduação em epidemiologia do Brasil, tem reconhecimento internacional, temos confiança total nos pesquisadores. Como temos pouco teste no Brasil, e estamos testando os sintomáticos e os graves, não vamos ter os dados da população. Para tomar medidas e decisões de políticas públicas precisamos de dados totalmente confiáveis. A pesquisa do Rio Grande do Sul será a fase 1 do inquérito nacional que eles vão realizar para o Ministério da Saúde. Eles vão produzir o conhecimento nacional da prevalência do coronavírus no Brasil — disse Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária à Saúde do MS.

O estudo coordenado pela UFPel será o primeiro raio-x de como a infecção se comporta, revelando dados que podem embasar decisões do governador Leite para organização do sistema de saúde e a retomada de atividades econômicas, e, depois, para o cenário nacional.

— É um trabalho inovador no mundo. Não dá para tomar decisão que não seja baseada em dado científico, no achômetro, ou porque quer abrir tudo ou fechar tudo — destacou o governador ao falar da pesquisa.

O epidemiologista Hallal falou sobre o retorno das pessoas ao trabalho:

— O único meio seguro hoje de devolver as pessoas para o mercado de trabalho é testando em massa. Quem já tem anticorpos, volta. Se não fizer testagem em massa, não tiver o dado populacional, é uma irresponsabilidade levar as pessoas de volta ao trabalho. O resultado da pesquisa vai ajudar para fazer esse retorno gradativo da força de trabalho baseado em dado científico e não em questões ideológicas que dividem o país — destaca Hallal.

A pesquisa tem custo de R$ 1 milhão, fora os testes, que agora serão disponibilizados pelo MS. Serão submetidas ao exame rápido de coronavírus 18 mil pessoas. Os pesquisadores e o executivo estadual ainda buscam parceiros para financiar o projeto. Para bancar a primeira etapa de aplicação de exames, chamado o primeiro inquérito, tratativas com a Unimed Poa estão avançadas, conforme Hallal.

O estudo mostrará a prevalência populacional da infecção. Mas o que isso significa? 

O epidemiologista Aluisio Barros, que integra a equipe responsável pela metodologia do estudo, explica:

— Um estudo de prevalência na população testa uma amostra da população como um todo, como uma pesquisa em época de eleição tira uma amostra de eleitores. É feito o teste em quem foi selecionado de forma que se tem uma estimativa do percentual de pessoas na população que foram infectadas.

Outro dado importante que será conhecido a partir do levantamento é o da letalidade da covid-19.

— Em epidemiologia, a taxa de letalidade é calculada com o número de mortes entre os que ficaram doentes. A grande dificuldade em estimar a taxa de letalidade hoje é que não sabemos o real número de doentes, de infectados. Com o estudo indicando a prevalência da doença, é possível fazer uma projeção do número de infectados na população. O número de mortes a gente conhece com precisão razoável. Supondo que o estudo mostrasse uma prevalência de infecção de 10%, se poderia supor que há 1,1 milhão de infectados no Estado (que tem população de 11 milhões). Supondo ainda que houvesse 11 mil mortes, a taxa de letalidade calculada seria 0,01, ou seja, uma morte para cada 100 doentes — diz Barros.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, explica como nasceu a iniciativa em busca desses dados inéditos e o que representa a pesquisa:

— O governador criou o comitê de dados, que coleta dados e realiza projeções e experimentos. A estratégia de testagem da SES terá os testes feitos nos hospitais e em profissionais que atuam na ponta, especialmente saúde e segurança, conforme protocolo da Secretaria. Teremos essa terceira linha, que será uma testagem amostral na população, que irá permitir identificar focos e fazer políticas de contenção. Estamos na trincheira vendo o Exército se aproximar. Temos de atrasá-lo para que o sistema não sobrecarregue. É uma estratégia inovadora no RS.

Quanto ao prazo para conclusão total do trabalho, a estimativa é de 45 dias. Diante da urgência de se ter respostas para o combate à pandemia, o coordenador do estudo, o epidemiologista Hallal, pondera:

— O intervalo de coleta a cada duas semanas é para se ter o entendimento de como a doença se comportou. Como pesquisador, também me dá uma angústia, queria coletar com intervalo menor, mas a gente não teria o quadro detalhado do que está sendo e de como foi a pandemia no Estado.

Além da UFPel, participam do trabalho outras universidades federais.

Como será feito o estudo

O levantamento será feito nas oito regiões intermediárias do Rio Grande do Sul, segundo critério do IBGE: Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul/Lajeado e região metropolitana de Porto Alegre. O resultado que for encontrado, com uma margem de erro muito pequena, representará o resultado real que seria obtido se fosse possível investigar toda população do estado, mesma lógica da pesquisa eleitoral.

A pesquisa incluirá quatro inquéritos populacionais (quatro etapas) realizados a cada duas semanas, em visitas domiciliares, quando os participantes serão submetidos a um teste rápido para o vírus da covid-19. A cada etapa, serão testadas novas pessoas.
Ao todo, serão aplicados 18 mil testes — 4,5 mil por rodada de exames, com distribuição de quinhentos por cidade e um mil para a região metropolitana de Porto Alegre. Os kits de testes serão fornecidos pelo Ministério da Saúde.

O que o estudo responderá

A três perguntas científicas prioritárias: 

  • Qual percentual de infectados no Estado? Quão rápido a infecção está se alastrando por meio da comparação ao longo do tempo? Qual percentual de infectados que não desenvolvem sintomas?
  • Com as respostas sustentadas por dados reais, será possível avançar para mais três questões: qual a letalidade real da doença, ou seja, do total de pessoas que pegam o vírus, quantas vão morrer? Qual percentual dos infectados que vai precisar de atenção hospitalar importante, com internação em UTI e uso de respiradores? 
  • Fornecerá informações para discussão e decisão sobre o isolamento
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE