Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Inicia processo de certificação de guarda-vidas pelo Corpo de Bombeiros

Nesta semana foi iniciada a segunda turma, com 82 profissionais. Na semana anterior já tinham ingressado outros 100.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
08/10/2020 19:49 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul já iniciou os preparativos para a próxima temporada de verão. Desde a semana passada, o 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9o. BBM) começou as provas de recertificação de guarda-vidas em Tramandaí, que concentra os trabalhos do Litoral Norte. Nesta semana foi iniciada a segunda turma, com 82 profissionais. Na semana anterior já tinham ingressado outros 100.

O tenente-coronel Claudio Morais, comandante do 9º BBM, coordena o processo de recertificação, que atesta a qualificação do bombeiro para o trabalho do guarda-vida. Segundo ele, neste primeiro momento são avaliados os guarda-vidas militares. Em novembro deve iniciar a dos civis. As provas são realizadas turmas semanais e vai seguir assim até começar a Operação Verão, no dia 19 de dezembro. “Ainda não se sabe quantos guarda-vidas teremos. Somente após o edital para contratação dos guarda-vidas civis", acredita Morais. No último verão, o Litoral Norte contava com mais de mil guarda-vidas.

Começam os preparativos para a próxima temporada de verão | Foto: Renato Dias / Correio do Imbé / CP

Durante a recertificação, os socorristas recebem também uma atualização, sobre equipamentos e novas técnicas de resgate. Aí vem a fase de avaliação teórica, técnica e física. “A rotina começa com a apresentação do militar na segunda-feira; na terça-feira ele faz a primeira avaliação, num aquathlon (prova que mistura corrida e natação); na quarta-feira ocorre a fase teórica-prática e na quinta-feira, um novo aquathlon”, explica o comandante. Além de Tramandaí, também vai ter recertificação em Rio Grande, para guarda-vidas que forem atuar no Litoral Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE