Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Inflação tem maior patamar para novembro em cinco anos, diz IBGE

Índice ganhou ritmo neste mês e ficou em 0,89%. Antes disso, só novembro de 2015 tinha registrado resultado maior: 1,01%

R7
por  R7
08/12/2020 11:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A inflação oficial registrou o maior patamar para o mês de novembro em cinco anos, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (8).

A taxa deste mês ganhou ritmo em relação a outubro (0,86%) e ficou em 0,89%, puxada principalmente pela alta nos preços dos alimentos e combustíveis. Antes disso, só novembro de 2015 tinha registrado resultado maior: 1,01%.

Pilar Olivares/Reuters 

Entre os grupos que compõem o IPCA, destaque para os alimentos e bebidas e transportes, que, combinados, representaram cerca de 89% da alta da inflação oficial em novembro.

De acordo com Pedro Kislanov, gerente da pesquisa, alguns alimentos continuam a pesar no bolso do brasileiro, como as carnes, a batata-inglesa e o tomate.

Além dos alimentos citados por Kislanov, outros produtos importantes que compõem a alimentação familiar também tiveram alta, como o o arroz (6,28%) e o óleo de soja (9,24%). 

"O que tem influenciado mais nos últimos meses é a alta dos alimentos, que pode ser explicada por dois fatores: por um lado, há o aumento da demanda, sustentada pelos auxílios concedidos pelo governo e, por outro, a restrição de ofertas no mercado doméstico em um contexto de câmbio mais alto, que estimula as exportações”, explica o pesquisador.

Já o grupo de transportes teve a segunda maior influência na inflação oficial de novembro. O grupo ganhou ritmo no mês e registrou alta de 1,33%. O aumento se deu, principalmente, pelo preço da gasolina, que está 1,64% mais cara.

“É a sexta alta consecutiva da gasolina e, além disso, tivemos a alta de 9,23% do etanol e de outros componentes que têm bastante peso dentro dos transportes, como é o caso dos automóveis tanto novos quanto usados”, diz o gerente da pesquisa, que também ressalta as altas de seguro voluntário de veículos e transporte por aplicativo.

A inflação oficial acumula alta de 3,13% e de 4,31% nos últimos 12 meses, acima dos 3,92% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2019, indicador havia ficado em 0,51%.

Quer receber as notícias do Au pelo whatsapp? Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE