Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Saúde

Infectologista diz que máscara ainda será necessária mesmo após vacina contra Covid-19

Não se sabe se pessoa imunizada, além de protegida da doença, continuará sendo capaz de transmitir o novo coronavírus.

CP
por  CP
20/12/2020 22:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mesmo após o uso da vacina contra o coronavírus, a máscaracontinuará sendo necessária. Isso porque o imunizante vai evitarque a pessoa contraia a doença, mas não se sabe ainda se serácapaz de impedir que ela continue transmitindo o vírus, explicou oinfectologista Renato Kfouri, primeiro-secretário da SociedadeBrasileira de Imunizações (SBIm).

"Ainda não se sabe se as vacinas serão capazes de prevenirda doença e também da infecção. Um pessoa pode entrar em contatocom o vírus, se infectar e não adoecer. Se essas vacinas nãoconseguirem evitar a infecção, evitar só a doença, essesindivíduos, por mais que não fiquem doentes, podem continuar sendotransmissores para outras pessoas, mesmo protegidos", afirmou.

Ele ressaltou a importância do uso do acessório também porqueas vacinas que estão sendo desenvolvidas contra a doença apresentameficácias variáveis, que vão de 60% a 95%. Além disso, existe apossibilidade de falhas vacinais.

"Primeiramente, o uso da máscara continuará sendo umaquestão de viver em coletividade e, segundo, porque, mesmo vacinado,é possível que haja falha vacinal e a pessoa acaba adoecendo ao seexpor ao vírus", disse. As falhas vacinais atingem uma minoriae ocorrem devido a características individuais, segundo o médico,como idade e condições de saúde.

Kfouri lembra que a maioria das vacinas contra a Covid-19 sãoadministradas em duas doses, sendo preciso atenção no períodoentre elas. "Uma dose só não é garantia de proteção",frisou.

Reino Unido, Estados Unidos, Rússia, Canadá e Arábia Sauditaanunciaram que já começaram a vacinação em massa contra acovid-19. No Brasil, a previsão da imunização nacional, até omomento, é no início de 2021, segundo o Ministério da Saúde.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE