Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

INEP dia que até 2026, Enem será totalmente digital

Presidente do Instituto afirmou que a avaliação online terá o "mesmo grau de complexidade e dificuldade" da prova impressa.

R7
por  R7
09/10/2020 16:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou nesta sexta-feira, durante sua participação na Live JR, que a aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será 100% digital até 2026. De acordo com Lopes, a prova deste ano representa a primeira fase de testes do sistema e permitirá que 96 mil inscritos respondas às questões pela internet. “O jovem vai até um local de prova e vai ter um laboratório com garantia das questões de segurança”, explicou Lopes.

Divulgação

No próximo exame, a avaliação digital do Enem está marcada para acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. de 2021. As provas impressas, por sua vez, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. O presidente do Inep garante que a prova digital não vai ser mais fácil ou mais difícil do que a impressa. "As questões são diferentes, mas têm o mesmo grau de complexidade e dificuldade", destacou aos jornalistas Celso Freitas, Cleisla Garcia e Christina Lemos.

Questionado sobre os mais de 46 milhões de brasileiros sem acesso à internet, Lopes disse que o Enem Digital é uma "forma de ajudar a induzir que as escolas implementem plataformas digitais para seus alunos". "Se a gente continuasse no papel, não haveria esse estímulo", avaliou ele. Neste ano, a redação dos autorizados a fazer o Enem Digital ainda terão que realizar a redação manuscrita. Os estudantes também poderão fazer uso do tradicional rascunho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE