ENEM

INEP antecipa divulgação do gabarito para quarta-feira (19)

A mudança da data acontece em meio à polêmica sobre o suposto vazamento do conteúdo das provas, que repercutiu nas redes sociais desde a noite da última segunda-feira (17).

Por Redação AU Publicado em há 5 horas

Em publicação nas redes sociais, o Inep anunciou que o resultado das questões das provas será liberado às 10h de quinta-feira (19). Anteriormente, a previsão de divulgação estava programada para a quinta-feira (20).

A mudança da data acontece em meio à polêmica sobre o suposto vazamento do conteúdo das provas, que repercutiu nas redes sociais desde a noite da última segunda-feira (17). O episódio motivou a anulação de três questões aplicadas no exame, segundo decisão anunciada na tarde desta terça-feira (18).

Na nota oficial sobre a decisão, o Instituto reafirmou "a isonomia, lisura e validade das provas" da edição. A decisão pela anulação partiu da comissão assessora responsável pela montagem das provas, que analisou as circunstâncias com base em informações sobre a montagem do teste.

"Ao identificar relatos de antecipação de questões similares as do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova", detalha o instituto.

"Adivinhador" do Enem: entenda a polêmica

O cancelamento das questões acontece em meio a boatos que começaram a circular nas redes sociais na manhã desta terça-feira (18) que um estudante de medicina fez uma live, dias antes da prova com o conteúdo que acabou, de fato, caindo no exame.

O cearense Edcley Teixeira, responsável pela live, apresenta-se nas redes sociais como um “mentor” de estudos. Com 17,5 mil seguidores no Instagram, o autodeclarado guru ostenta uma série de publicações onde detalha a habilidade de prever questões da prova.

Ele inclusive participou do Prêmio Capes Talento Universitário, um programa realizado pelo MEC (Ministério da Educação), em que candidatos do Enem de edições passadas são submetidos a uma prova de conhecimentos gerais.
Em um dos stories, Edcley alega que as questões do prêmio são reutilizadas como base para futuros itens do Enem.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados