Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Inaugurada a usina fotovoltaica da UFFS

Empreendimento no Campus Erechim dá início ao programa Fronteira do Sol, que ampliará as ações da Universidade na área da eficiência energética.

Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
por  Wagner Lenhardt/Ascom/UFFS- Campus Erechim
22/03/2022 10:07 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21) a usina fotovoltaica da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A solenidade contou com a presença de alunos e servidores da Instituição, além de autoridades regionais. A usina está sendo viabilizada com o aporte de R$ 1,7 milhão, proveniente de edital do Ministério da Educação (MEC) para construção de sistemas fotovoltaicos em instituições federais de ensino. O empreendimento deverá suprir a demanda de energia dos campi da UFFS situados em Erechim, Passo Fundo e Cerro Largo. Conforme o projeto, a potência será de aproximadamente 400 quilowatts pico.

De acordo com o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a usina fotovoltaica é parte de um programa maior, intitulado “Fronteira do Sol”, que ampliará as ações da Universidade na área da eficiência energética.

Temos esta usina fotovoltaica que inauguramos hoje, já temos outra prestes a ser inaugurada em Chapecó, e temos um projeto em parceria com a Copel, no Paraná, que ainda está um pouco mais atrasado, mas deve avançar. Ou seja: nos três estados em que a Universidade Federal da Fronteira Sul está, teremos projetos desta natureza – disse o reitor.

"Queremos eficiência em todas as áreas de atuação da Universidade. Temos recurso público investido aqui. É muito adequado que nós consigamos avançar em economicidade e em eficiência, buscando estudantes mais qualificados, formados em um número significativo para atender às demandas regionais, fazendo isso com custo menor. São desafios que fazem parte de toda função pública" – salientou Marcelo. O reitor também enfatizou que a usina fotovoltaica será um “local adequado de aprendizado e pesquisa” para os acadêmicos, auxiliando no desenvolvimento de projetos.

O diretor do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, destacou que a usina reafirma o compromisso da Instituição com a preservação ambiental através da geração de energia renovável.

- Ela tem uma importância estratégica para a Universidade do ponto de vista da pesquisa e do ensino porque nós temos um curso de Engenharia Ambiental aqui no nosso Campus, e ela acaba representando todo esse esforço que tem sido realizado ao longo dos anos para que de fato a gente qualifique as nossas ações, para que a gente avance no sentido de produção de ciência e tecnologia de qualidade.

Luís Fernando pontuou que a planta tem por objetivo produzir energia para abastecer o Campus Erechim, porém, ela vai produzir uma carga excedente que poderá ser utilizada em outros campi.

Ela também tem o papel de oportunizar que os estudantes tenham acesso a esse tipo de tecnologia, que faça parte dos currículos dos nossos cursos de graduação e, ao mesmo tempo, que se possa desenvolver pesquisas relacionadas a um docente da área da engenharia, professor Marcelo Esposito, que é o responsável pela usina, sua instalação inclusive. A presença da usina hoje no Campus muito se deve por termos um profissional com experiência e qualificação nesta área.

O professor Marcelo acompanhou o processo de construção da usina desde o início e, hoje, também comemorou sua inauguração.

"A usina foi construída com o principal objetivo de ser didática. Para as minhas aulas de Energia Solar Fotovoltaica, por exemplo, aqui será um laboratório a céu aberto. Teremos mão de obra qualificada sendo formada neste local" – conta o docente.

Sobre a economicidade na conta de luz, o professor acredita em uma redução de 50% no valor.

"Hoje a conta de energia do Campus gira em torno de R$ 50 mil. Então será um benefício enorme para a comunidade acadêmica, pois o dinheiro poderá ser investido em outras aplicações.

Segundo Marcelo, a usina fotovoltaica tem um funcionamento de certo modo bastante simples. A tecnologia principal está nos módulos fotovoltaicos, que, ao receberem a irradiação solar, convertem para energia elétrica em corrente contínua.

"Essa corrente contínua chega em equipamentos chamados inversores fotovoltaicos, que estão conectados com a rede de energia elétrica, que é corrente alternada. Em termos de construção, a usina é basicamente simples. O que demanda certo cuidado é o projeto com relação ao aproveitamento da irradiação solar. Isso é muito complicado. Por exemplo, a localização dos painéis, a sujeira nos painéis, a questão da alocação dos cabos ou onde eles serão postos, então tem todo um projeto que nos demandou dois anos. A parte de construção propriamente dita foram seis meses só. A usina já estava em pé e conectada com a energia de corrente alternada. Mas para entrar em operação, só tendo todos os cuidados técnicos".

Dolisete Levandoski/Divulgação/UFFS.

A solenidade de inauguração teve, ainda, a presença de autoridades regionais de diversas entidades, como o vereador Anacleto Zanella, que foi o primeiro presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS.

"Os objetivos desta Universidade dialogam com esta obra que está sendo inaugurada. Sempre defendemos que o projeto da UFFS tinha que ser um projeto que dialogasse com o desenvolvimento sustentável da região, que dialogasse com as dimensões especiais do desenvolvimento sustentável defendidas pela Agenda 2030 da ONU: o desenvolvimento econômico, social, criando oportunidades para os estudantes e também promovendo ações de extensão e pesquisa para o desenvolvimento como um todo da região do Alto Uruguai, de forma integrada com a questão ambiental" – disse Anacleto.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Alessandro Dal Zotto, afirmou que “a energia solar vai trazer grandes ganhos em várias áreas”:

- "O que nos pudermos, enquanto Câmara de Vereadores, auxiliar tanto a Universidade quanto servidores e alunos, contem conosco".

O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, também se fez presente na solenidade.

"É importante que venham projetos como este para dizermos “é para isto que estamos aqui Agradeço a todos por emprestarem seu talento para construir uma cidade, uma região melhor, na concepção do que o mundo está pedindo: energia sustentável e renovável" – destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE