Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Importância dos livros e da cultura são exaltados na abertura da 24ª Feira do Livro de Erechim

Evento acontece de 22 a 29 de abril na Praça Jayme Lago.

prefeitura de erechim
por  prefeitura de erechim
22/04/2023 18:16 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A manhã deste sábado (22) foi muito especial, com a solenidade de abertura da 24ª Feira do Livro de Erechim - Novos Horizontes! A edição marca a volta do evento para Praça Jayme Lago. Toda estrutura montada conta com stands para sete expositores entre livreiros e livrarias, o espaço do SESC, espaço da Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico, espaço da Academia Erechinense de Letras (AEL) e da Patrona Joemir Rosset, espaço para os autores, uma cafeteria, um mini auditório com capacidade para 32 pessoas e o palco principal, com espaço para 80 pessoas. Além da estrutura da Praça Jayme Lago, algumas atividades acontecerão ainda, na Câmara de Vereadores e na URI Erechim. Confira a programação completa da 24ª Feira do Livro de Erechim clicando aqui.

Sino é tocado - a feira começou!

Emocionado, o patrono da 23ª edição, que aconteceu no ano passado junto a Frinape, Neivo Zago agradeceu a oportunidade, provocou os presentes sobre a importância de falar de literatura e passou a condução dos trabalhos à patrona Joemir Rosset, que tocou o sino marcando oficialmente a abertura da 24ª Feira do Livro de Erechim.

"Eu como apaixonada pela escrita, acredito que a Feira do Livro não é apenas um ponto de comércio, mas a maneira de expor, divulgar e atrair novos leitores e escritores. A leitura nos apresenta novos horizontes que devem ser apreciados, incentivados e valorizados como uma vontade de ir além", exaltou a patrona em seu discurso. Joemir ainda comentou que ser patrona é inacreditável e que chorou de emoção com o convite. "Agradeço por esse momento único da minha vida de escritora e cidadã. Convido a todos para vir até a Praça Jayme Lago, trazer a família e passar bons momentos em companhia dos livros", finalizou.

O jornalista e radialista em atividade há mais de 70 anos, Franciso Basso Dias, homenageado desta edição também foi destacado na cerimônia.

Importância do evento

Nos pronunciamentos, as autoridades exaltaram a importância dos livros e da cultura. A presidente da Academia Erechinense de Letras (AEL), Helena Confortin, pediu que Erechim seja também a cidade da cultura e neste período, a praça seja identificada como Praça do Livro. "Falar em livro é falar em novos horizontes. A leitura de um livro tem o poder de expandir os horizontes de uma pessoa, pois ajuda a desenvolver a criatividade, aumenta o conhecimento, melhora a concentração, estimula a imaginação e aumenta a sua capacidade de comunicação", comentou.

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, agradeceu toda equipe envolvida na realização de uma feira histórica, além de patrocinadores e apoiadores. "Que sejamos sim a cidade da cultura! Nós retomamos a Feira do Livro na Praça Prefeito Jayme Lago pois é um espaço democrático e um espaço acessível. A leitura tem que estar onde as pessoas estão. Aqui estamos nós com nossas historias! Vivamos a Feira do Livro de Erechim", declarou a secretária.

Os livreiros que expõe na Feira do Livro realizaram a doação de livros de autores erechinenses que serão encaminhados para Escolas Públicas. Diretoras de duas Escolas Municipais, a secretária de Educação, Verenice Lipsch e a coordenadora Regional de Educação, Juliane Bonez receberam simbolicamente alguns exemplares.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sérgio Alves Bento disse que será uma grande semana para comunidade da cidade e da região. "Quero parabenizar à todos envolvidos na organização e por trazer a Feira do Livro de volta pra praça. É um evento importante para nossos estudantes, para comunidade e aqui é um local adequado. A leitura é nosso futuro", falou o presidente.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito em exercício, Flávio Tirello, disse que o local será sim a Praça do Livro durante a próxima semana. "Minha mãe lá atrás já me dizia que conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente, então temos a alegria novamente de ter a Feira do Livro na Praça Jayme Lago, no pós-pandemia, um lugar de fácil acesso, bem no centro", comentou. Tirello ainda exaltou a importância da leitura e dos livros. "A leitura pode não mudar vidas, mas muda as pessoas e as pessoas mudam as vidas e mudam pra melhor. Em um mundo tão tumultuado, isso é muito importante", finalizou o prefeito em exercício, Flávio Tirello.

Realização

A 24ª Feira do Livro de Erechim integra as festividades dos 105 anos de Erechim, é promovida pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, com patrocínio de Sicredi UniEstados e PC Soluções Corporativas. O evento conta ainda com apoio de Academia Erechinense de Letras (AEL), Universidade Federal da Fronteira Sul, Unimed Erechim, URI Erechim, Instituto Federal Campus Erechim, UERGS Unidade Erechim, Sesc Erechim, SEBRAE Erechim, Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)

.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE