Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Imagens mostram que houve um tornado na última quarta-feira no Extremo Oeste de SC

Desde o forte temporal ocorrido entre Belmonte e Descanso a pergunta é uma: O que atingiu a região foi um tornado?

NSCTotal
por  NSCTotal
12/06/2020 18:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para quem não lembra, tornado é o funil que temos entre a base do nuvem e o solo. Quando não se tem imagem clara do tornado, usamos informações técnicas de um radar meteorológico e também observação in loco dos estragos na região. Juntando isso, há condições de se determinar o que uma região passou. As informações foram publicadas nesta sexta-feira(12) pelo jornal Diário Catarinense. 

IMAGENS DO TORNADO

No entanto, quando se tem a imagem não há o que se discutir. Sendo assim, ao longo da tarde de hoje conseguimos vídeos e fotos que mostram claramente a presença de tornado na região entre Belmonte, Descanso e Flor do Sertão.

O vídeo abaixo - feito por Bryan Vinícius Amancio - mostra toda a supercélula de tempestade que passou na região. No vídeo, bem na frente do sistema percebemos que temos uma parte da nuvem se aproximando do solo. Como neste momento do vídeo ela não toca o solo, temos ali uma nuvem funil. Porém, quando no vídeo o Bryan faz um passeio para mostrar toda a instabilidade, entre os segundos 45 e 50, dá para ver um tornado tocando o solo.

Neste print do vídeo da para ver um pouco melhor o tornado

Esta outra foto mostra ainda mais nitidamente o tornado. Ela foi feita em São Miguel do Oeste, mas onde o tornado está é Descanso.

Um outro vídeo feito por Andreia Santim mostra o mesmo sistema que provocou o tornado. O vídeo foi feito em Bandeirantes, mas onde o evento ocorre é divisa de Belmonte com Descanso. O vídeo está acelerado para mostrar mais facilmente onde está o tornado. No caso, a parte mais em torno avermelhado, terra caraterística da região que é sugada pelo vento do tornado.

O QUE MAIS PODE TER OCORRIDO NA REGIÃO

Muito importante destacar que dentro de uma supercélula temos nuvens muito carregadas que tanto provocam vendaval quanto tornado e micro explosão. Basicamente a diferença entre tornado e micro explosão é que no tornado temos a nuvem tocando o solo em forma de funil em rotação. Na micro explosão temos uma grande quantidade de ar que "despenca" da base da nuvem para o solo.

O potencial e o tipo de estrago dos dois é muito parecido. Portanto, há fortes indícios que uma micro explosão também ocorreu na região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE