Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

IMA concede licença para implantação PCH Campo Belo no Planalto Serrano

Governo SC
por  Governo SC
28/07/2021 16:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Campo Belo, localizada no rio Vacas Gordas, entre os municípios de Campo Belo e Capão Alto, no Planalto Serrano.

Com um investimento de aproximadamente R$ 55 milhões, a PCH Campo Belo permitirá a geração de energia de 9,948 MW, energia suficiente para abastecer um município com 30.000 habitantes. A implantação da PCH Campo Belo representa um avanço na geração de energia hidrelétrica do Planalto Serrano.

As obras da PCH Campo Belo consistirão na construção de uma barragem/vertedouro de concreto, com altura máxima de 19 metros e barragem de enrocamento de fechamento na ombreira direita. O circuito de adução será composto por canal de adução, tomada de água, túnel de adução de 2.168 metros de extensão e condutos forçados metálicos.

A casa de força contará com duas unidades geradoras do tipo Francis Horizontal Dupla, perfazendo a capacidade instalada total de 9,948 MW. O cronograma geral do empreendimento prevê a implantação da usina com sua primeira máquina gerando comercialmente em um prazo máximo de 23 meses, a partir do início da construção, e outra máquina em um prazo de 30 dias.

Informações adicionais à imprensa:
Carolina Carvalho 
Assessoria de Imprensa IMA
Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina
E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4177 / (48) 99105-1272
Site: www.ima.sc.gov.br  

Fonte: Governo SC
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE