Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

IFRS define formato do Processo Seletivo de Estudantes 2022/1

Devido às incertezas na situação de pandemia de Covid-19, haverá adaptações na seleção dos candidatos. Confira como será:

Assessoria/IFRS
por  Assessoria/IFRS
06/07/2021 10:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) definiu o formato do Processo Seletivo de Estudantes 2022/1 – para ingresso em cursos técnicos e superiores no primeiro semestre do próximo ano nos campi da instituição. Devido às incertezas na situação de pandemia de Covid-19, haverá adaptações na seleção dos candidatos. Confira como será:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo) – a seleção poderá ocorrer de forma diferente dependendo do campus, que optará por: 1) aplicação de prova presencial; ou 2) realização de um sorteio público entre os candidatos. Os estudantes poderão ficar atentos ao site do campus de interesse, pois essa informação deve ser divulgada a partir do mês de agosto de 2021.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, mas são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por um sorteio público entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (é a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteio público.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permite a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos. A outra metade das vagas será ocupada a partir de um sorteio público entre os candidatos. (Confira abaixo texto sobre as inscrições do Enem deste ano, que vão até o dia 14 de julho)

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para todas as vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos. (Confira abaixo texto sobre as inscrições do Enem deste ano, que vão até o dia 14 de julho)

Importante:

– Ainda não há inscrições abertas. A abertura da seleção está prevista para este segundo semestre de 2021;

– Em todos os cursos ofertados no Processo Seletivo 2022/1, 80% das vagas serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas (neste caso, candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública; candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas);

– Todos os cursos do IFRS são gratuitos;

– Os interessados podem acompanhar o site ifrs.edu.br e as redes sociais do IFRS para ter informações sobre as próximas definições e as novidades;

As inscrições para o Enem deste ano estão abertas até o dia 14 de julho (confira abaixo).

Para preservar a saúde da comunidade

O formato a ser adotado no Processo Seletivo 2022/1 tem o objetivo de preservar a saúde da comunidade diante das incertezas no cenário de transmissão do novo coronavírus para os próximos meses. Será adotado exclusivamente para o contexto da pandemia.

Foi uma proposta da Pró-Reitoria de Ensino e do Colégio de Dirigentes do IFRS (composto pelos diretores-gerais de todos os campi), aprovada no dia 29 de junho de 2021 pelo Conselho Superior (Consup) do IFRS em reunião realizada por webconferência (confira a Resolução nº 036/2021 do Consup, publicada nesta segunda-feira, dia 5 de julho). O Consup é formado por representantes dos estudantes, dos professores e dos técnicos administrativos de todos os 17 campi do Instituto, representante dos servidores da Reitoria, bem como pelos diretores-gerais de campi e pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

Sobre as inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 poderão ser realizadas até 14 de julho, pela Página do Participante. Esta edição do exame será feita nas versões impressa e digital, ambas com as mesmas provas e aplicação nas mesmas datas. As provas serão em 21 e 28 de novembro. Saiba mais sobre o Enem

Com informações do site do Inep

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE