Idosos do Programa 60+ passam por avaliação física realizada por acadêmicos de Fisioterapia da URI Erechim
Avaliação física vai orientar atividades personalizadas para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida aos idosos.
Os idosos participantes do Programa 60+, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, participaram de uma avaliação física conduzida por acadêmicos do oitavo semestre do curso de Fisioterapia da URI Erechim. A atividade integra uma parceria entre a instituição de ensino e o município, com foco na promoção da saúde e qualidade de vida da população idosa.
Durante a ação, os participantes foram submetidos a diversos testes, que avaliaram equilíbrio estático e dinâmico, força de preensão palmar, agilidade, coordenação motora fina e ampla, flexibilidade e atenção. O objetivo foi identificar as principais dificuldades apresentadas, para que, a partir desses dados, os estudantes possam planejar atividades físicas específicas e direcionadas às necessidades de cada grupo.

As atividades práticas acontecerão aos sábados, ao longo de todo o mês de outubro e nas três primeiras semanas de novembro. Após esse período, os idosos passarão por uma nova avaliação, permitindo verificar a evolução e as melhorias conquistadas.

Para a coordenadora do Programa 60+, Clarisse Maronesi, a iniciativa fortalece o cuidado com os idosos e proporciona resultados importantes para o dia a dia: “Esse trabalho em parceria com a URI é fundamental, pois permite conhecer melhor as necessidades de cada participante e, a partir disso, desenvolver atividades que realmente façam diferença na vida deles. Nosso objetivo é sempre promover saúde, autonomia e bem-estar.”