Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

ICBA encerra projeto com noite de homenagens

Projeto “Cultura de Raiz: Saberes, Fazeres e Memórias da nossa Gente” teve como objetivo registrar, relembrar e preservar experiências de vida, traduzidas em saberes e fazeres tradicionais, através da narrativa de 10 erechinenses

Tainete Farina
por  Tainete Farina
25/05/2022 11:30 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acontecerá no próximo dia 02 de junho o encerramento do Projeto “Cultura de Raiz: Saberes, Fazeres e Memórias da nossa Gente”, realizado pelo Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim – ICBA, selecionado no Edital Erechim Cultura do FAACE da Secretaria Municipal de Cultura de Erechim.

O Projeto teve como objetivo registrar, relembrar e preservar experiências de vida, traduzidas em saberes e fazeres tradicionais, através da narrativa de 10 pessoas de Erechim, que compartilharam suas memorias através de uma Web série que foi exibida semanalmente, de forma gratuita, no canal do youtube do ICBA.

Em cada episódio um participante apresentou, através de suas narrativas, uma história de vida, uma profissão que não existe mais, um saber ou fazer que está se perdendo com o tempo, um conto, um acontecimento, registrados em suas memórias e em suas lembranças. Todos os episódios promoveram acessibilidade através da disponibilização de janela de libras.

Participaram do projeto, com suas lembranças os seguintes entrevistados:

  • O músico Ireno Wojciekowski - Eternizando Melodias - dos palcos ao estúdio
  • A telefonista Circe Maria Delatorre - Uma chamada para o passado

O radioamador André Gasparetto Martinovski - Nas ondas da história do radioamadorismo em Erechim

O fotógrafo Olírio Zardo - Revelando Memórias, uma vida por trás das câmeras

A bordadeira Lídia Ana Malinski - De ponto em ponto – as cores de uma vida dedicada à arte

O representante comercial Felisberto Lunardi - Fazendo as malas, as histórias de um vendedor

O Contador- também de histórias - Cesar Augusto Castro - Recordar para reviver – as memórias de um erechinense

O sapateiro Tertuliano Rossi - Pegadas que o tempo não apaga

O carteiro Pedro Oliveira - Mensageiro do tempo - os contos de um carteiro

O filho de carroceiro Teodoro Stankiewicz - Carregando legados – a vida de um carroceiro

Conforma a presidente do ICBA, Tatiana Santin o projeto foi muito relevante “Há muita riqueza contida nas tradições, nos saberes, nos contos, nas línguas, nas práticas, no exercício do trabalho e de profissões de outros tempos e em diversos aspectos e manifestações carregados de elementos simbólicos, que podem ser registrados e transmitidos para as novas gerações, para que possam compreender e conhecer sua história, valorizar quem a construiu, respeitar a diversidade cultural e porque não, despertar um sentimento de identidade e continuidade.”

Para encerrar o projeto, será realizado um evento no próximo dia 02 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores, com início às 19h, onde será exibido um vídeo contendo alguns dos momentos mais marcantes das gravações. Também acontecerá um momento de homenagem, onde cada participante e seus familiares serão convidados e receberão um mimo como forma de agradecimento pela sua contribuição, além de um Pen Drive com o registro completo da Web série, para guardarem como lembrança. Serão entregues Pen Drives com os episódios também para a SMCET, SMEC, 15ª CRE, Biblioteca Municipal e Arquivo Histórico. O acesso ao evento é gratuito e toda a comunidade está convidada a participar.

Para quem quiser acompanhar todas as histórias, é só acessar o canal do youtube do ICBA https://www.youtube.com/c/ICBAErechim

O projeto Cultura de Raiz: Saberes, Fazeres e Memórias da nossa Gente contou com o financiamento do Governo Municipal de Erechim / Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo – FAACE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE