Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

HSF de Concórdia faz a primeira aplicação de medicamento em paciente com AME

O menino Bernardo Dalla Costa foi o primeiro a receber nesta quinta-feira (19) , a aplicação da dose do medicamento Spinraza, após o credenciamento do Centro de Referência Regional por parte do Governo de SC

Atual FM
por  Atual FM
19/08/2021 22:11 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O menino Bernardo Dalla Costa, acometido por Atrofia Muscular Espinhal (AME) foi o primeiro a receber nesta quinta-feira, dia 19, a aplicação no Hospital São Francisco da dose do medicamento Spinraza, após o credenciamento do Centro de Referência Regional por parte do Governo do Estado.

Divulgação Atual FM

A informação foi confirmada por Claudimir Piva, responsável pela Regional de Saúde. De acordo com ele, muitas famílias se deslocavam para realizar a aplicação em Florianópolis. Agora, com o credenciamento do Hospital São Francisco, que cedeu um profissional qualificado na área, está sendo possível concentrar todos os atendimentos do Oeste no Município.

Outras crianças da região poderão receber atendimento em Concórdia sem a necessidade de deslocamento para outros grandes centros. O medicamento é necessário e fundamental para que a doença para de evoluir e as crianças acometidas pela AME possam ter uma qualidade de vida melhor. Todas as doses serão armazenadas na sede da Regional de Saúde em um local que foi preparado para garantir a qualidade do medicamento que tem custo de cerca de R$ 150 mil por aplicação.

Luana Brock de Moura, mãe do menino Bernardo acompanhou a aplicação do medicamento no Hospital São Francisco em Concórdia. Ela disse que o medicamento é essencial e faz muita diferença para não deixar a doença avançar. O medicamento é aplicado a cada 4 meses e o tratamento é contínuo. Essa já é a 12ª dose que o menino Bernardo recebe.

Luana garante que o filho já apresentou um quadro de evolução muito grande, sobretudo na comunicação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE