Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Hospital Santa Terezinha forma mais uma turma de médicos residentes

Formatura dos sete médicos residentes, nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, cirurgia geral e ortopedia e traumatologia ocorreu na quinta-feira, 25

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
25/02/2022 15:16 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta quinta-feira (24), no Auditório da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), aconteceu o ato solene de formatura de sete médicos residentes, nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, cirurgia geral e ortopedia e traumatologia.

O evento contou com a presença dos diretores, formandos, médicos supervisores e preceptores, equipes médicas das respectivas áreas, equipes técnicas e familiares.

Vale destacar que a residência médica é um programa do Ministério da Educação, em consonância com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do próprio órgão ministerial.

O Programa de Residências Médicas da FHSTE tem habilitado sete residências nas mais diversas especialidades, sendo pediatria, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, medicina de família e comunidade e anestesiologia, que foi aprovado no segundo semestre de 2021, após visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC).

Recentemente ocorreu o processo seletivo para os novos médicos residentes, para os anos de 2022 a 2024 e contou com o ingresso de mais oito médicos em quatro áreas, após transposição do processo seletivo.

A residência médica da FHSTE é coordenada pela Comissão de Residência Médica (COREME), que tem na liderança dos trabalhos o médico Celso David Lago e conta com o apoio dos médicos preceptores e das equipes médicas, técnicas e de apoio da instituição de saúde.

Está previsto para meados de março a inauguração da Área do Conhecimento “Somos todos Santa", que vai agregar os espaços acadêmicos e de formação especializada, com salas apropriadas para a residência médica, internato acadêmico, salas de estudo, estudo de casos clínicos e plantão, no sentido de qualificar as estruturas e os cenários das práticas médicas e acadêmicas.

O hospital de caráter local, regional, macrorregional e estadual vem se consolidando como um Hospital de Ensino (HE), e no final de 2021, após visita dos avaliadores do MEC teve os cursos referendados e aprovada a implantação da residência da área da anestesiologia, o que corrobora com o fortalecimento da instituição no campo da educação. Para a direção da Casa de saúde, as pastas saúde e educação caminham lado a lado e se complementam, dia a dia.

Para o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini, as residências médicas são cenário de aprendizagem em serviço e de qualificação profissional, auxiliam nas ações e serviços da Casa de Saúde, bem como oferecem oportunidade para os médicos se fixarem na instituição e na região, aumentando a oferta de profissionais médicos especialistas.

“Temos consciência que é um programa em constante aperfeiçoamento e maturação e se olharmos para os tempos de outrora, quando selecionamos o município de Erechim para implantar um Curso de Medicina, ainda em 2013, verificamos que estamos avançando”, pontua.

Na solenidade de formatura se pronunciaram o médico Celso Lago, em nome da COREME, o médico Jean Zanardo, em nome dos profissionais supervisores e equipes, a médica Beatriz Ritter Kirst, oradora da turma, e o diretor Executivo da FHSTE, Jackson Arpini.

Na ocasião concluíram o processo de formação em serviços os médicos: Beatriz Ritter Kirst (Pediatria), Bruna Nojiri da Silva (Ginecologia e Obstetrícia), Clarice Almeida de Souza (Cirurgia Geral), Gislaine Rodrigues Borges (Ginecologia e Obstetrícia), Gleykn Boris Trzeciak (Ortopedia e Traumatologia), Juliana Meire de Souza Carvalho Trzeciak (Clínica Médica) e Marcelo Marques Duarte (Cirurgia Geral).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE