Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospital Santa Terezinha faz campanha que aborda Doação de Órgãos e tecidos

O objetivo da campanha é incentivar o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador.

Assessoria FHST
por  Assessoria FHST
25/09/2020 16:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No dia 24 de setembro a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim promoveu uma campanha que abordou o tema da doação de órgãos e tecidos.

O Setembro verde é o símbolo da doação de órgãos, realizado em todo país, é o mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos. O verde representa a esperança de uma nova chance, de um novo renascimento, que muitas vezes para a família do doador, é um período muito difícil e confuso. O mês de setembro é  lembrado pela conscientização de diversas patologias.

A Agência Transfusional da Fundação Hospitalar Santa Terezinha junto à equipe da Comissão de doação de Órgãos montaram uma tenda em frente ao setor de Internações e ao Setor de Oncologia para esclarecer dúvidas, informar e orientar a população para conscientização da importância da doação de órgãos.

Os órgãos que podem ser doados são: rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas. Ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.

Também é possível ser doador em vida, basta estar saudável e dentro dos critérios estabelecidos para realizar a doação. A doação de sangue, medula óssea, rim e partes do fígado ou pulmão podem ser realizadas sem comprometer a saúde do doador.

Para se tornar um doador de órgãos, basta comunicar sua família. A doação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos. Por isso, ressaltamos a importância das pessoas conversarem com seus familiares e expressarem o desejo de se tornarem doadores após a morte. Atualmente, a negativa familiar é o principal motivo para a não doação. O objetivo da campanha é incentivar o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador.

SEJA UM DOADOR DE ÓRGÃOS – A VIDA CONTINUA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE