Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Hospital Santa Terezinha apresenta indicadores para a AMAU

Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) foi realizada na tarde desta segunda-feira, 28.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
29/03/2022 14:20 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Na tarde desta segunda-feira (28) foi realizada a Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), com vários assuntos em pauta, entre eles, uma apresentação da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE).

Na oportunidade, os diretores Executivo e Administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires fizeram as considerações iniciais, levando em conta que os municípios da área da abrangência da associação mantêm contatos com o hospital de referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e a data base da renovação é o mês abril do corrente ano.

Para subsidiar a proposição, foram apresentados vários indicadores, gráficos e tabelas com os números de internações de janeiro de 2021 até fevereiro de 2022, cirurgias realizadas no mesmo período e atendimentos no Pronto Socorro. Também foram apresentados ao colegiado de prefeitos os atendimentos radioterapia, oncologia, hemodiálise e outros, num paralelo de ocupação do sistema entre a cidade de Erechim e os demais municípios, o que configura que a instituição tem uma abrangência regional.

Aproveitando a saída do cargo, que finda no dia 31 de março, Arpini destacou as conquistas coletivas que foram edificadas com o aval da AMAU, no sentido de minimizar os indicadores represados em virtude dos anos pandêmicos e fez uma apresentação dos avanços alcançados neste período, desde agosto de 2021, período em que esteve à frente da instituição a convite do prefeito Paulo Polis, que também enalteceu a relevância das parcerias com a região.

Por fim, apresentou que estão prospectados no planejamento estratégico da Casa de Saúde/SUS, 30 demandas/obras a curto e médio prazo, de pequena, média e grande monta, como por exemplo a obra do novo complexo de UTIs, no valor de mais de R$ 5 milhões. Ainda, mencionou que algumas demandas foram efetivadas, outras estão em fase de conclusão e outras em obras, bem como algumas em finalização de projetos, mas todas com os recursos assegurados.

Arpini colocou que as obras planejadas estão orçadas em aproximadamente R$ 16 milhões, através de planos de trabalhos apresentado ao Estado, parcerias com a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, municípios da região, iniciativa privada através de parcerias, como é o caso da usina fotovoltaica em parceria com a RGE

Por fim, detalhou que nas conquistas coletivas todos assentam um tijolo o que torna a obra uma grande edificação. "É o caso do nosso Santa", disse.

A proposta de reajuste apresentada foi o IGPM, mas a deliberação foi de que os prefeitos e suas equipes farão uma análise para apresentar um indicador de consenso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE