Hospital Santa Terezinha amplia ações do projeto de ergonomia voltado à saúde e segurança dos trabalhadores

Iniciativa busca prevenir adoecimentos, qualificar o ambiente de trabalho e fortalecer a assistência prestada à população.

Por Ascom FHST Publicado em há 5 horas

Nesta quarta-feira (11), a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) realizou uma reunião de continuidade a um projeto de ergonomia voltado à análise das condições de trabalho e à prevenção de riscos ocupacionais. A iniciativa está alinhada às atualizações da Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), que reforça a necessidade de identificação e gestão dos riscos ergonômicos, incluindo fatores psicossociais no ambiente de trabalho, com o objetivo de garantir mais segurança e a prevenção de adoecimento de colaboradores.

A reunião contou com a presença da direção executiva e administrativa, a superintendência assistencial, representantes do setor de Recursos Humanos, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), além do consultor responsável pela condução técnica do processo, o fisioterapeuta Jaime André Forest.

Divulgação

Avaliação técnica e plano de ação

Com 20 anos de atuação na área de ergonomia, Jaime Forest explica que o trabalho será conduzido a partir de uma análise técnica detalhada das atividades desenvolvidas no hospital. “Hoje conseguimos avaliar tecnicamente os riscos de cada tarefa e quantificá-los de forma precisa. A partir desse diagnóstico, é possível criar um plano de ação para minimizar ou eliminar essas condições. Ergonomia significa conforto e segurança. Quando o trabalhador executa sua atividade de forma adequada, ele trabalha melhor e com mais proteção”, destaca.

No ambiente hospitalar, onde as equipes realizam movimentação de pacientes, permanecem longos períodos em pé e lidam com alta demanda física e emocional, a adoção de práticas ergonômicas adequadas é fundamental para preservar a saúde dos profissionais.

Cuidado com quem cuida

Para o diretor executivo Rafael Ayub, tudo isso vem para complementar e fortalecer as ações já desenvolvidas pelo SESMT. “Cuidar de quem cuida é uma responsabilidade da instituição. Quando investimos na saúde e na segurança dos nossos colaboradores, estamos também investindo diretamente na qualidade da assistência prestada aos pacientes. Profissionais seguros, orientados e protegidos têm melhores condições de desempenhar suas funções com excelência.”

O projeto busca reduzir afastamentos, prevenir adoecimentos e promover um ambiente de trabalho mais saudável e organizado. A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Santa Terezinha com a segurança no trabalho e com a qualificação permanente da assistência prestada à população.