Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospital de Caridade realiza primeira captação de órgãos do ano

No total, três pessoas serão beneficiadas. Ato de amor deve inspirar outras famílias a agirem da mesma forma

Assessoria HC
por  Assessoria HC
25/02/2022 18:02 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Do outro lado do mundo, na Ucrânia, assistimos a uma guerra que traz sofrimento a dezenas de milhares de pessoas, fazendo um véu de preocupação e tristeza recair sob nós.

Aqui no Alto Uruguai, nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, dia que marcou a primeira captação de órgãos do ano no Hospital de Caridade de Erechim, uma família mostrou que, mesmo diante da dor representada pela morte de um ente querido, é possível ser generoso.

É possível ter esperança.  É possível ser nobre.  É possível levar um sopro de amor ao próximo.

Tais sentimentos beneficiarão, agora, três pessoas com a doação do fígado e de dois rins, oriundos de uma paciente de 54 anos, que teve sua morte encefálica constatada na quinta-feira, 24, depois de passar oito dias internada na UTI do HC, em razão de um AVC Hemorrágico causado por um aneurisma cerebral.

O procedimento de captação dos órgãos – respeitando a vontade da vítima, manifestada em vida – foi coordenado pela Central de Transplante do Estado e executado pelas equipes do Instituto de Cardiologia, de Porto Alegre, e do Hospital Dom Vicente Scherer, representados pelos médicos Rodrigo e Mayara, ao lado da enfermeira Michele, com apoio técnico de equipes multidisciplinares do HC, envolvendo Centro Cirúrgico, anestesistas e de membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT do Caridade, que há 20 anos desenvolve este importante trabalho, com 12 captações já realizadas.

Exemplo a ser seguido

Os primeiros movimentos para viabilizar a captação dos órgãos iniciaram a partir da manifestação da família da doadora, logo após a constatação da morte encefálica, ainda na quinta-feira – ao que o superintendente do Hospital de Caridade de Erechim, Claudiomiro Carus, agradece, na expectativa de que inspire outras pessoas. Carus também pontua o trabalho da equipe multidisciplinar do HC, que atuou com dedicação e profissionalismo, merecendo o reconhecimento dos profissionais envolvidos na ação.

Grandioso

Conforme a enfermeira responsável pela CIHDOTT, Mirian Sbardelotto, o gesto dos familiares foi grandioso, tendo se tornado possível graças à discussão do tema junto à família da doadora – algo que precisa se tornar mais comum em nosso país. “O que eles fizeram foi por amor. Mesmo na perda, realizaram a doação pensando no próximo, nas pessoas que estão na fila de espera”, destaca Miriam,

No Brasil, explica a enfermeira, há duas opções de doador: a primeira é o doador vivo, que pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde; e a segunda é o doador falecido. “Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo e deixar claro que seus familiares devem autorizar a doação de órgãos em caso de morte encefálica”, resume.

A CIHDOTT

Integrada por uma equipe multidisciplinar de médicos, psicólogas, enfermeiras e administrativo, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HC tem como papel fundamental atuar na conscientização das pessoas quanto à importância da doação de órgãos e tecidos, e, por este motivo, realiza regularmente palestras em escolas, instituições de saúde e empresas.

Você sabia?

Em setembro de 2021, mais de 53 mil pessoas esperavam na fila por doação de órgãos no Brasil, sendo que, nos 9 primeiros meses do ano passado, das 2,8 mil famílias que tiveram de decidir pela doação, 62% disseram sim; e 38%, não.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE