Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospital de Caridade de Erechim utiliza roupas lúdicas para tranquilizar crianças em cirurgias

Toda a equipe, incluindo o acompanhante da criança, veste as roupas, criando uma atmosfera mais amigável para os pequenos pacientes.

Secom HC
por  Secom HC
27/02/2023 14:33 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A ansiedade antes de uma cirurgia é comum e compreensível, especialmente para aquelas pessoas que nunca tiveram experiências anteriores com procedimentos cirúrgicos ou internações. Para as crianças o ambiente hospitalar pode ser ainda mais intimidador e os sentimentos de medo e ansiedade mais intensos, já que, na maioria das vezes, elas têm dificuldade em expressar suas preocupações.

Foi pensando em tornar o ambiente mais acolhedor e humanizado e o evento cirúrgico menos traumático, que a equipe do Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade de Erechim implementou uma estratégia para tranquilizar as crianças: o uso de roupas lúdicas com estampas de personagens infantis. Toda a equipe, incluindo o acompanhante da criança, veste as roupas, criando uma atmosfera mais amigável para os pequenos pacientes.

Além das roupas, as crianças são recepcionadas com brincadeiras, bolhas de sabão e brinquedos, fazendo com que se sintam mais confortáveis e distraídas desde antes do procedimento, até a sala de recuperação pós cirúrgica. A abordagem tem se mostrado muito eficaz, tornando a experiência menos traumática para elas e suas famílias.

Segundo a Enfermeira Coordenadora do Serviço de Cirurgias, Magda Rampazzo, a ideia surgiu após observar que as crianças ficavam ansiosas e agitadas antes dos procedimentos. "Percebemos que, ao usar roupas lúdicas e trazer um pouco de diversão e brincadeiras desde o momento do acolhimento, conseguimos tornar o momento mais agradável e sereno, além de tranquilizarmos a família, que fica mais confiante e segura no processo", explica Magda.

Compromisso com a humanização

A Psicóloga Clínica hospitalar e integrante da Comissão de Humanização, Carina Balvedi, destaca que a utilização de abordagens humanizadas faz uma grande diferença na vida das crianças. “Ao proporcionar um ambiente acolhedor e amigável ajudamos a reduzir a ansiedade em relação ao procedimento em si, mas também oferecemos um reforço positivo de que o cuidado médico é importante, possibilitando uma visão mais confiante em relação à saúde e ao autocuidado”, salienta Carina.

Com essa iniciativa, o Hospital de Caridade de Erechim reforça seu compromisso em oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para seus pacientes. “Além disso, a humanização hospitalar é lei no Brasil e, ao adotar condutas humanizadas, estamos cumprindo nosso dever ético e moral de oferecer cuidados de saúde de qualidade para todas as pessoas”, reforça a Psicóloga.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE