Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospinorte promove treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória Adulta e Pediátrica

A capacitação foi ministrada pelo médico Leonardo Urmann, do Hospital de Caridade de Erechim.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
11/08/2021 17:41 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do RS – Hospinorte – promoveu, na tarde desta segunda-feira, 9, um treinamento sobre Parada Cardiorrespiratória Adulto e Pediátrica abordando teoria e prática. A capacitação foi ministrada pelo médico Leonardo Urmann, do Hospital de Caridade de Erechim. Participaram representantes dos hospitais associados da Hospinorte. O evento teve duração de quatro horas.

De acordo com médico, saber identificar e prestar o primeiro atendimento no individuo vítima de parada cardiorrespiratória é a parte mais importante na sobrevida do paciente, por isso, o treinamento foi teórico, mas também prático, simulando situações usando manequins que imitam o corpo humano e utilizando equipamentos de socorro. “A parada cardiorrespiratória (PCR) está entre as emergências cardiovasculares de maior prevalência e com grandes taxas de morbidade e mortalidade”, destacou o médico.

Ele alertou que assim que constatado um caso de parada cardiorrespiratória é essencial que se solicite assistência médica e sejam iniciadas as manobras de reanimação ou ressuscitação cardiovascular (RCP), o mais rápido possível. Essa manobra tem como objetivo restabelecer o funcionamento do coração e pulmão, de forma a garantir a oxigenação do organismo e, assim, evitar lesões em tecidos e órgãos e, principalmente, evitar que ocorra qualquer lesão cerebral. Para que seja eficaz, essa manobra deve ser realizada com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto.

Conforme ressaltou o Dr. Leonardo, é primordial que haja uma capacitação, não apenas dos profissionais de saúde, mas a população leiga também deve ser orientada para que saiba agir de forma eficaz na identificação e no atendimento de casos de parada cardiorrespiratória. “É importante que se saiba como agir para prestar os primeiros socorros, que são primordiais para a sobrevida do paciente”, reforçou. Ele ainda enalteceu qual o papel de cada profissional durante a parada e, caso aconteça na unidade, como todos devem proceder de forma sincronizada. Além da abordagem com adultos, o palestrante também falou de casos de gestantes e crianças em parada cardiorrespiratória.

O treinamento seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE