Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospinorte promove treinamento para profissionais dos hospitais associados

Tema do encontro foi Hotelaria Hospitalar, Processos de Higienização e Lavanderia

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
05/06/2022 19:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do RS (Hospinorte) consciente da importância da qualificação dos profissionais que atuam nos hospitais associados, realizou, no dia 26 de maio, mais um treinamento. Desta vez, o tema foi Hotelaria Hospitalar, Processos de Higienização e Lavanderia, sob a responsabilidade da Coordenadora de Higienização e Rouparia do Hospital de Caridade, enfermeira Débora de Oliveira.

Enfermeira Débora de Oliveira

Ela iniciou conceituando todos os serviços que a hotelaria hospitalar pode oferecer, como acompanhamento nutricional, lavanderia, lanchonete e restaurantes, áreas de lazer, gerenciamento de resíduos, central telefônica, paisagismo, entre outros. “Tudo isso não é sinônimo de luxo, mas de qualidade e conforto para o paciente”, informou.

A enfermeira Débora de Oliveira também abordou os objetivos da higiene com segurança e qualidade, os propósitos do Serviço de Higienização que tem como proposta evitar, reduzir e controlar o risco de o paciente adquirir infecções hospitalares, por meio da utilização das técnicas e dos princípios básicos de higiene visando a redução de transmissão de patógenos por meio de boas práticas, mediante a aplicação e ação de produtos químicos e força física. Segundo ela, os hospitais são ambientes complexos com grande diversidade microbiana, risco para pacientes, funcionários e visitantes.

HIGIENIZAÇÃO HOSPITALAR

Conforme falou, a finalidade da higienização hospitalar é contribuir para a recuperação do paciente por meio de um ambiente seguro, confortável e, também, busca a satisfação dos familiares, acompanhantes e colaboradores.

Débora apresentou o tempo de sobrevivência de determinados germes no ambiente, falou sobre o processo físico e químico para eliminar microorganismos, comentou sobre os tipos de materiais de limpeza mais utilizados e sobre a classificação das áreas hospitalares relacionadas à higienização, assim como tipos de limpeza. A enfermeira abordou os tipos de limpeza, importância da constante higienização das mãos e os princípios básicos para higienização hospitalar.

Enfermeira Débora de Oliveira e a representante da empresa 3A Soluções de Limpeza e Higienização Profissional

Ela encerrou falando sobre os processos da lavanderia hospitalar e a importância de ter uma equipe qualificada participando de treinamentos de forma continuada, reforçando a importância da equipe.

Dentro dos princípios básicos para a higienização hospitalar, a enfermeira afirmou que a NR 32 é fundamental para preservar a saúde e integridade da equipe. Além de minimizar os riscos, também estabelece medidas preventivas. Ainda falou sobre o processamento da lavagem de roupa e otimização do enxoval.

DEMONSTRAÇÃO DE MATERIAIS

A última parte do treinamento ficou por conta da empresa 3A Soluções de Limpeza e Higienização Profissional que apresentou as últimas novidades em materiais e equipamentos de limpeza hospitalar, com demonstração e explicações sobre os benefícios de cada um.

Demonstração de materiais e equipamentos para higiene e limpeza de hospitais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE