Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Homologado decreto de situação de emergência de Machadinho

Datado em 1º de fevereiro deste ano, o decreto nº 750 foi emitido em razão da ocorrência de estiagem.

Silmar Luiz Biscaro/ASCOM Prefeitura de Machadinho
por  Silmar Luiz Biscaro/ASCOM Prefeitura de Machadinho
14/02/2022 09:00 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi homologado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul na última sexta-feira (11), o decreto de situação de emergência do município de Machadinho. Datado em 1º de fevereiro deste ano, o decreto nº 750 foi emitido em razão da ocorrência de estiagem.

Divulgação Ascom

Explicando o assunto, Aurivan Chiocheta, major da Brigada Militar especialista em defesa civil em ações de atendimento em desastres e respostas a desastres que trabalha com a empresa Vencer Consultoria e recursos humanos na assessoria e consultoria em municípios do Estado, elaborando laudos e planos de trabalho nesta área relata que o fenômeno climático de escassez de chuva é cíclico e ocorre de forma mais intensa a cada dez anos. Como consequência, os impactos econômicos são visíveis no setor primário gerando incertezas e riscos.

“O Decreto de emergência é poder do prefeito e que os requisitos fortaleçam o decreto” disse Aurivan, destacando que são necessários elementos conjuntos para de fato efetivar os requisitos que comprovem o fato.

Divulgação Ascom

Cabe esclarecer que para que o decreto seja homologado é necessário que haja elementos que comprovem a falta de água tanto para a questão agrícola como para consumo humano e rural. Devido às chuvas irregulares que atingiram o município no início do ano, por meio de estudos com diversas entidades, técnicos e poder executivo, houve a necessidade de aguardar o período estipulado para que de fato houvesse a comprovação dos danos. Em Machadinho, o documento foi elaborado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Emater e Assistência Social.

O próximo passo será o reconhecimento de situação de emergência do Governo Federal. A partir deste processo, o município terá a possibilidade da implantação de planos de trabalho e políticas públicas para minimizar os efeitos da estiagem em Machadinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE