Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vinicius Marinho/Fiocruz
Rio Grande do Sul

HIV no RS: pesquisa aponta que estado vive epidemia da da doença

Dados populacionais coletados desde 2020 no RS, revelam que os casos de HIV têm prevalência em cidades da Região Metropolitana.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/06/2023 22:19 – atualizado há 22 horas
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma pesquisa que mapeou o comportamento, as práticas e as atitudes da população em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) em 56 municípios gaúchos aponta que o Rio Grande do Sul vive uma epidemia do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Os dados populacionais coletados desde 2020 no Estado revelam que os casos de HIV têm prevalência em cidades da Região Metropolitana, o que significa uma transmissão sustentada da doença. O estudo também indica que os casos de sífilis apresentam taxas elevadas em todas as regiões, o que reforça a importância de ações de conscientização.

Ao detalhar os resultados do estudo Atitude, a epidemiologista Eliana Wendland, do Hospital Moinhos de Vento e que liderou o projeto, afirmou que os dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População (PCAP) são alarmantes, mas servem para promover políticas públicas. A especialista alertou que os casos de HIV têm uma prevalência alta nas macrorregiões, mas com heterogeneidade maior. “A gente tem na Região Metropolitana uma prevalência acima de 1%, o que caracterizaria uma epidemia generalizada de HIV, ou seja, a gente tem uma transmissão sustentada desse agravo na população”, afirmou.

Eliana ressaltou que a sífilis apresenta prevalência muito alta em todas as macrorregiões do Estado. “Esses são os resultados principais que a gente tem dessa epidemia generalizada, ou seja, de transmissão sustentada de HIV na Região Metropolitana. E no caso da sífilis, a gente tem taxas muito elevadas em todas as regiões do estado, não é um problema só da Região Metropolitana, mas de todas as regiões do estado”, alertou.

Diante desse cenário, ela ressaltou que é preciso olhar com atenção para os resultados do estudo, o primeiro estudo realizado com sorologia no Brasil. "A principal lição que fica é que a gente vai ter que olhar para esses agravos de forma talvez um pouco diferente do que a gente vinha olhando até então, senão não vamos conseguir quebrar essa cadeia de transmissão da sífilis. A gente tem hoje números parecidos com o que nós tínhamos em 1950 e se nós olharmos para epidemia do HIV na Região Metropolitana, são os maiores números da América Latina”, acrescentou.

A Organização Mundial da Saúde definiu que quando a prevalência de pessoas vivendo com HIV na população é menor que 1% a epidemia está concentrada em determinados grupos. De acordo com Eliana, a partir do momento que ela passa essa barreira de 1%, é porque existe uma transmissão sustentada na população geral. Ou seja, ela saiu de uma epidemia que era, digamos, concentrada nesses grupos populacionais para ser uma epidemia generalizada na população geral.

A chefe da Divisão de Unidades Próprias da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Maria Letícia Rodrigues Ikeda, afirmou que há muitos anos o Estado registra altos patamares de detecção de HIV.

“A taxa de detecção de casos de Aids no país para 2021 foi de 16.5%, e no Rio Grande do Sul foi de 24.3%. São 8 pontos percentuais a mais. Temos uma mortalidade superior à média nacional, que é de 5.6%, e a nossa fechou em 10%. Ou seja, é quase o dobro da média nacional de mortalidade. Esses dados vêm nos acompanhando e preocupando há vários anos”, destacou.

“Quando a gente olha a população geral do resto do Brasil, a prevalência é em torno de 0,4% e a nossa prevalência aqui é de 1% para cima, muito focado nesse dado na Região Metropolitana de Porto Alegre e alguns pontos no Sul. Isso, além de nos preocupar, obviamente nos mobiliza. Estamos trabalhando para fazer uma boa resposta à epidemia de HIV. Há alguns anos incrementamos uma série de ações, regionalizamos os atendimentos e ampliamos atendimentos. Todos os municípios têm pelo menos um ponto de testagem rápida para HIV disponível”, afirmou.

O estudo ouviu 8,5 mil pessoas no Estado, além de coleta de sangue de cada um dos participantes, e avaliou a prevalência do vírus da imunodeficiência humana (HIV), da sífilis e das hepatites B e C no Rio Grande do Sul foi desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE