Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hemocentro de Erechim terá contrato para captação de sangue

Área técnica do Hemorgs definiu os critérios do contrato.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
03/11/2020 15:21 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, pediu celeridade para a assinatura do contrato de prestação de serviços do Hemocentro de Erechim, durante reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (3). A proposta é firmar um instrumento contratual que valorize a descentralização da coleta de sangue, “facilitando o acesso dos doadores de sangue na região do Alto Uruguai”, enfatizou a secretária. O contrato de prestação de serviços também vai permitir o repasse de verbas para o serviço, como por exemplo, recursos de emendas parlamentares.

Foto: Neusa Jerusalém /SES RS

O tipo de atividade previsto no contrato será direcionado para a coleta, uma vez que o Hemocentro de Passo Fundo cobre a produção de hemocomponentes para a macrorregião. A coordenadora técnica do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), Kátia Brodt, disse que “a base de análise para a contratualização considera que os procedimentos para a produção de hemocomponentes devem seguir critérios de eficiência e centralidade, ao contrário das atividades de coleta, que precisam ter capilaridade para fortalecer o acesso doador”.

A secretária Arita esclareceu que a prestação de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é constitucional e regulada pala Lei 8.080. “Só se contrata serviços privados ou filantrópicos quando há necessidade de compra de serviços na região.” Ela finalizou reafirmando a importância do Hemocentro de Erechim para a valorização do acesso dos doadores e incremento da coleta de sangue na região.

Também participaram da reunião diretoras da Secretaria da Saúde (SES), parlamentares, representantes dos municípios, da 11ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) e da sociedade civil, além de técnicos da área.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE