Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Helicóptero passa embaixo de ponte em SC

Manobra perigosa e desnecessária será investigada pela Anac

Jornal de SC
por  Jornal de SC
17/05/2020 17:48 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma manobra perigosa de um helicóptero assustou voluntários que participavam da limpeza do Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul neste sábado (16). A aeronave passou embaixo da ponte conhecida como Elevado José Thomé, no Parque Municipal Harry Hobus.

Leon Areco, um dos organizadores da ação, gravou um vídeo em que denunciou a manobra e o risco de que o helicóptero pudesse causar um grave acidente. No local não havia qualquer preparação para um tipo de sobrevoo como esse, como apoio em terra de equipe de socorro, por exemplo.

A coluna consultou o tenente-coronel Losso, que é piloto, já comandou as equipes do helicóptero Arcanjo no Estado, e hoje é comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar, em Florianópolis. Ele confirmou que passar embaixo de pontes é proibido – exceto em manobras especiais de pilotos acrobáticos, autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

- Não é nenhuma operação de resgate, o rio está tão baixo que tem Jeeps embaixo da ponte. Mesmo que fosse uma vistoria, ela seria feita de barco, e não de helicóptero. Provavelmente é uma manobra exibicionista, que não tem autorização – explicou.

A Anac informou, neste sábado, que o caso foi encaminhado para a área de fiscalização da Agência para abertura de processo investigativo. “Com a apuração, quando identificado piloto e aeronave, e se ficarem comprovadas irregularidades às normas de aviação civil, a Anac aplica as medidas cabíveis”, afirmou, em nota.

A agência diz que só será possível afirmar se havia autorização para a manobra após investigação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE