Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Haja saúde: Próximos dias serão abafados, úmidos e com calor, diz Metsul

Massa de ar muito quente para esta época do ano vai persistir por dias seguidos sobre as latitudes médias da América do Sul

Metsul
por  Metsul
24/06/2023 09:27 – atualizado há 34 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Vem aí um teste para a saúde. Uma massa de ar quente para esta época do ano vai cobrir várias províncias do Centro e do Norte da Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Sul do Brasil nos próximos dias com temperatura bastante acima do que é comum para os últimos dias de junho. O ar quente vai cobrir uma área abrangente da América do Sul com uma sequência de dias quentes para junho. A MetSul Meteorologia projeta vários dias seguidos de temperatura acima da média, ao menos até a metade da semana que vem na maioria dos municípios gaúchos, com calor para os padrões de junho.

No período, o ar mais quente vai influenciar as condições do tempo enquanto o ar polar estará retido no Sul do continente. O ar mais quente dos próximos dias virá com umidade, o que tornará muitas tardes abafadas. Haverá ainda períodos de instabilidade com chuva intercalados com sol. Hoje, mais na Metade Norte. No fim de semana, na Metade Sul. E, no começo da semana, mais sobre os países do Prata e o Sul gaúcho.

Modelos numéricos projetam em algumas tardes máximas de 27ºC a 29ºC em parte do estado, como na Fronteira Oeste, Noroeste, Grande Porto Alegre e nos vales, quando as máximas médias históricas desta época do ano são ao redor de 19ºC e 20ºC.  No Noroeste gaúcho, em especial, onde a atmosfera estará mais seca, os próximos dias tendem a ter tardes mais quentes com marcas muito altas para esta época do ano, que não se afasta possam se aproximar dos 30ºC em alguns pontos. 

Este é um inverno sob El Niño e que a MetSul projetou terá temperatura acima da média. Não significa ausência de frio, mas um maior número de dias amenos ou quentes durante a estação mais fria do ano. A segunda metade do inverno, em especial, tende a ser mais úmida e chuvosa.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE