Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Grupos Temáticos do CODER estão na etapa final da Agenda de Ações Estratégicas Municipais de Erechim

Fase 3 da Agenda Estratégica de Erechim foi apresentada para a Diretoria, de forma online.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
09/08/2021 14:26 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Cinco Grupos Temáticos do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) - Saúde, Educação, Turismo e Cultura, Desenvolvimento e Planejamento Urbano - já finalizaram a Fase 3 da Agenda Estratégica de Erechim e realizaram a apresentação para a Diretoria, de forma online. 

Esta é a última etapa do programa, compreendida de indicadores e metas para 2024, baseados nos desafios e oportunidades levantados na Fase 1 e objetivos e ações elencados na Fase 2. Faltam apenas dois Grupos Técnicos realizarem as suas apresentações – Social e Segurança e Gestão Pública -, que estão agendadas para a próxima semana.

A Agenda está sendo concluída com as visões para 2024 e 2040 que cada grupo elencou para a cidade de Erechim nas respectivas temáticas, objetivos, indicadores e metas para 2024 e ações e ainda, cada temática está sendo alinhada com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, que traça um plano global com 17 objetivos e 169 metas para que os 193 países-membros da ONU caminhem em direção à sustentabilidade. 

Como o próprio nome sugere, os objetivos deverão ser alcançados até o ano de 2030 e visam o equilíbrio entre os setores econômico, social e ambiental. O que se busca é a garantia de um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável. Da erradicação da pobreza e da fome à igualdade de gênero e saúde de qualidade, da água potável e saneamento ao trabalho digno e crescimento econômico, da redução das desigualdades à educação de qualidade, das energias renováveis à ação climática, esta Agenda reflete o equilíbrio entre cinco princípios: Pessoas, Planeta, Paz, Parcerias e Prosperidade que se apresentam como pilares desta estratégia global.

Com esta fase concluída, está se encaminhando para o fechamento e validação da Agenda de Ações Estratégicas Municipais, com a consolidação de todas as temáticas em um documento único, que irá contribuir para os projetos a serem desenvolvidos nas futuras Câmaras Técnicas do CODER, que serão estruturas e instaladas em seguida, bem como para a gestão pública para os próximos anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE