Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Grupos Folclóricos poloneses de 5 países se reúnem em um encontro de danças online

Esta é a segunda edição de uma iniciativa do Grupo JUPEM, que visa unir a comunidade polônica no mundo através dos canais digitais.

Jeison Luiz Lipnharski/ Coordenador GRUPO JUPEM
por  Jeison Luiz Lipnharski/ Coordenador GRUPO JUPEM
20/08/2020 13:46 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ainda em tempos de isolamento social e sem expectativa de um retorno próximo das atividades, o setor cultual vem buscando alternativas para se manter vivo, através de  diferentes ferramentas tecnológicas. Esta nova realidade também é latente para uma infinidade de grupos folclóricos amadores de todo o mundo, que estão adaptando suas rotinas com o objetivo de manter a chama da cultura polonesa acessa.

Foi sentindo essa necessidade, que o Grupo Folclórico Polonês de Erechim - JUPEM organizou, em maio deste ano, a primeira edição do Encontro Online de Grupos Folclóricos Poloneses, com a participação de 17 grupos da Argentina, do Brasil e da Polônia. O evento, que teve uma expressiva repercussão, apresentou através de lives nas redes sociais o trabalho dos conjuntos em maravilhosos espetáculos, que foram assistidos por um grande público nos três países integrantes do Encontro.

A dançarina Agustina Sniechowski, integrante do conjunto Nowa Polonia, de Córdoba, Argentina, relata que no primeiro encontro “foi criado um espaço de união e fraternidade, onde os laços entre as comunidades polônicas da América Latina foram fortalecidos. Foi também uma grande oportunidade para mostrarmos o nosso trabalho e tornar visível tudo o que construímos há mais de 10 anos aqui em Córdoba."

O real substituído pelo virtual Com a impossibilidade de se reunir para ensaiar e realizar concertos, em todo o mundo, muitos grupos estão com suas atividades e viagens suspensas. A felicidade de poder de confraternizar e assistir seus amigos emocionou a dançarina  rgentina, que também relata a emoção de participar do encontro: "Em cada noite vivemos sensações similares àquelas de pisar no palco. Em alguns momentos nos esquecíamos do isolamento e nos sentíamos dentro de um teatro, desfrutando de um show".

Quem compartilha deste mesmo sentimento, é o coreógrafo polonês Janusz Chojecki, diretor do Conjunto de Canto e Danças da universidade Politécnica de Varsóvia que, ressalta os impactos da pandemia no mundo do folclore amador. “Infelizmente, a pandemia minimizou as possibilidades de concertos, festivais e intercâmbios culturais.

É muito difícil para grupos amadores, porque estes encontros e as viagens são as motivações básicas para seguir nestes grupos. Esta bela iniciativa do grupo JUPEM nos faz matar a saudade dos palcos."

Um novo encontro, com ainda mais impacto Tão logo se encerrou a primeira edição do evento, integrantes do Grupo JUPEM, de Erechim, já manifestaram a vontade de organizar um novo encontro. Segundo a presidente do grupo, Mônica Luisa Kieling, “mais grupos demonstraram interesse em participar e não poderíamos deixar esta iniciativa morrer, tendo em vista que também temos responsabilidade como agentes culturais, na busca por novas alternativas de se fazer Cultura.”

Foi buscando fomentar ainda mais ações de integração entre os grupos e a comunidade polônica, que o JUPEM anunciou a realização do II Encontro Online de Grupos Folclóricos Poloneses. Graças a o sucesso da primeira edição, desta vez, o evento online contará com a participação de 23 grupos da Argentina, Brasil, Canadá, Irlanda e Polônia.

O Encontro será realizado de forma virtual, com transmissão ao vivo, onde os grupos participantes apresentarão seus trabalhos em forma de vídeo, contendo trechos de seus espetáculos, apresentações e participações em festivais. Os espetáculos compostos por 23 grupos folclóricos, serão transmitidos pelas redes sociais do Grupo JUPEM (YouTube e Instagram) nos dias 21, 22 e 23 de agosto a partir das 20 horas, com acesso gratuito.

SERVIÇO:

O quê: II Encontro Online de Grupos Folclóricos Poloneses

Onde: No canal do Youtube do Grupo JUPEM

(https://www.youtube.com/user/GrupoJUPEM)

Quando: dias 21, 22 e 23 de agosto, a partir das 20h (GMT-3)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE