Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Imagem: Lucas Uebel/Flickr do Grêmio/Divulgação
Esporte

Grêmio e Inter fazem o Gre-Nal 440 neste domingo

Jogo deste domingo, começa às 16h e é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
08/10/2023 10:55 – atualizado há 56 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Caprichosos, os desígnios da bola reservaram para o Gre-Nal 440 um embate bem particular entre dois grandes centroavantes. Enner Valencia, pelo lado colorado, e Luis Suárez, pelo gremista, defendem Inter e Grêmio, respectivamente, mas também os seus próprios retrospectos. O primeiro é recém chegado e fará neste domingo, às 16h, no clássico válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o seu primeiro com a camisa vermelha. O segundo, o seu último. Seja como for, seus times dependem e muito dos "craques de Copa do Mundo" para tentar uma vitória sobre o rival histórico, cujos pontos servirão para objetivos bem diferentes.

O Inter vive uma situação constrangedora no Brasileirão. Como venceu apenas uma de suas últimas dez partidas, flerta perigosamente com a zona de rebaixamento. Além disso, precisa superar − ou transformar em mola − o trauma da desclassificação na Libertadores, ocorrida com a derrota de virada, em casa, diante do Fluminense, nesta quarta-feira. Valencia, aliás, foi um dos protagonistas do tropeço.

O centroavante, contratado pelo Inter para elevar o patamar do setor ofensivo, marcou quatro gols contra River Plate e Bolívar, sendo o principal responsável pela chegada do Inter até a semifinal. Porém, contra o Fluminense, não marcou nenhuma vez, nem no Maracanã, nem no Beira-Rio, apesar de ter tido várias oportunidades, principalmente na última quarta-feira.

O retrospecto recente é equilibrado, com bons e maus momentos. Mas Valencia tem um currículo que o credencia a outros grandes feitos. Já passou por grandes clubes e, quando desembarcou em Porto Alegre para reforçar o Inter, era considerado um dos maiores goleadores da Europa vestindo a camisa do Fenerbahçe. Além disso, continua com bom números em 2023: foram 37 gols e nove assistências em 64 jogos. Pelo Inter, são quatro gols, todos na Libertadores, e uma assistência.

Como assinou um contrato de três anos com o Inter, esse será o primeiro Gre-Nal de Valencia, mas não será o seu último. Coudet, também por isso, fez questão de isentar o centroavante pela queda na Libertadores. “Não vou buscar culpados na defesa ou no ataque. Não matamos o jogo, no qual geramos muitas situações. Vai ser muito difícil entender o porquê não ganhamos esse jogo por tudo o que foi feito. Acredito que merecíamos. O torcedor merecia. É muito difícil quando se perde um sonho”, lamentou Coudet, naquela noite.

Suárez, por sua vez, não só jogou como também marcou um gol no primeiro clássico do Campeonato Brasileiro. O Grêmio acabou vencendo por 3 a 1, mas o caminho para o bom resultado foi asfaltado pelo tento do uruguaio, que é o artilheiro tricolor na temporada. São 42 jogos disputados em 2023, com 20 gols marcados, além de 12 assistências distribuídas.

Luis Suárez é peça fundamental nesse ano de retomada do Grêmio na Série A do Brasileirão. Com a contribuição dentro de campo, com gols, assistências e os títulos da Recopa Gaúcha e Gauchão, o centroavante uruguaio devolveu ao torcedor a autoestima perdida com o rebaixamento há dois anos atrás.

Com o fim do contrato antecipado para dezembro deste ano, Luisito terá, neste domingo, a oportunidade de disputar o seu terceiro e último Gre-Nal. “Suárez é insubstituível. É forte a frase, mas é verdadeira. Ele não vai permanecer (para o próximo ano), mas está sendo muito importante neste ano”, destacou Renato Portaluppi, na entrevista coletiva da sexta-feira.

Gre-Nal 440 - Brasileirão 26ª rodada

Inter

Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Mauricio, Aránguiz e Alan Patrick; Wanderson e Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.

Grêmio


Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Carballo e Cristaldo; Ferreira e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Data e hora: 8 de outubro, domingo, às 16h.
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE