Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Grêmio anuncia contratação do técnico Felipão

Seis anos após pedir demissão, campeão da América de 95 terá a tarefa de recolocar a equipe no caminho das vitórias.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
07/07/2021 21:51 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Grêmio anunciou nesta quarta-feira a contratação de Luiz Felipe Scolari, de 72 anos, como novo técnico até o final de 2022. Felipão, multicampeão com o Tricolor, chega ao clube com a tarefa de reconduzir a equipe às vitórias. Ele chega com Paulo Turra e Carlos Pracidelli como auxiliares. Thiago Gomes também será auxiliar e o preparador físico Reverson Pimentel segue com seu trabalho.

Felipão comandará o time no Gre-Nal do próximo sábado, às 16h30min. Ele substituirá Tiago Nunes que, em quase três meses, conquistou o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha de 2021, mas não conseguiu dar rendimento ao time na disputa do Brasileirão. Na competição, somou apenas dois pontos em 21 disputados e, no domingo, à noite, em comum acordo, deixou o clube.

Desde que assumiu a equipe, Tiago Nunes obteve dez vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Nas 19 partidas disputadas, teve 59,6% de aproveitamento.

A escolha

Após a demissão de Tiago Nunes, no último domingo, o presidente Romildo Bolzan e seus pares de Conselho de Administração (CA) passaram a analisar as opções no mercado para escolher o novo técnico. Inicialmente, Felipão e Renato Portaluppi eram as alternativas. Portaluppi agradava o presidente e alguns integrantes do CA, mas não houve consenso entre os dirigentes. O grupo de jogadores queria o retorno do técnico tricampeão da América, mas o pedido não foi atendido e o nome de Felipão ganhou força.

Histórico de Felipão no Grêmio

Luiz Felipe Scolari comandará o Tricolor pela quarta vez. Nas passagens anteriores, conquistou a Libertadores de 1995, a Recopa Sul-Americana de 1996, o Brasileiro de 1996, a Copa do Brasil de 1994 e três gauchões. A primeira passagem foi em 1987 e terminou no final da temporada, com uma quinta colocação no Brasileirão.

Felipão assinou um contrato até o final de 2022 | Foto: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio / CP

A segunda iniciou em 2 de setembro de 1993 e foi a mais vitoriosa, formando um dos maiores times da história do clube e conquistando a América. Depois da conquista da Copa do Mundo comandando a Seleção Brasileira, em 2002, Felipão teve passagem pelo Palmeiras e acabou retornando para o Grêmio em 2014.

Segundo a opinião de muitos jornalistas e torcedores, apesar de não conquistar nenhum título, foi Felipão quem teria iniciado o projeto do time que voltaria a conquistar a América em três anos depois. Antes de aceitar a proposta do “clube do coração”, o treinador estava negociando com a seleção do Paraguai. Porém, o convite do Tricolor mexeu com o experiente técnico que aceitou o desafio de reconstruir o time após as saídas de Renato Portaluppi e Tiago Nunes nesta temporada.

Após nova derrota para o Palmeiras, nesta quarta-feira, o Grêmio é o lanterna, último colocado, da competição com dois pontos conquistados em oito jogos disputados. O Tricolor tem dois jogos atrasados, que ainda não têm datas para serem realizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE