Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto: Bruno Stoltz / Prefeitura de Gramado / CP
Cidade

Gramado decreta situação de calamidade pública

Duas pessoas morreram na região depois das enchentes, e um prédio desabou na Ladeira das Azaléias, no bairro Planalto.

Redação
por  Redação
24/11/2023 13:46 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prefeitura de Gramado decretou estado de calamidade pública após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Duas pessoas morreram e um prédio desabou na Ladeira das Azaléias, no bairro Planalto.

Além disso, a cidade de Gramado apresenta diversos pontos de rachaduras devido à força do último evento climático. O prefeito Nestor Tissot afirmou que o desabamento do prédio foi causado pelos problemas no solo após as chuvas, pois estava localizado no caminho das rachaduras.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas no local do desabamento, pois o prédio havia sido evacuado no último sábado. A edificação caiu dentro do terreno e não afetou o bairro Três Pinheiros. A prefeitura alega que o prédio estava interditado, mas pessoas ainda residiam no local. A responsabilidade pela permanência, mesmo após a orientação, é atribuída à parte sindical do condomínio.

A decretação de estado de calamidade pública possibilita compras e obras públicas emergenciais, além de garantir formalizações para o recebimento de recursos federais.

Segundo Tissot, os danos em Gramado foram resultado de um "fenômeno isolado". O bairro mais afetado é o Três Pinheiros. A prefeitura permitirá que os moradores retornem às suas casas e retirem seus pertences durante a tarde desta sexta-feira. Existe a possibilidade de as pessoas retornarem à área na segunda-feira.

Na próxima segunda-feira, Tissot tem viagem marcada para Brasília (DF) e buscará juntamente do governo federal aportes para socorro à cidade. 

As principais vias já foram liberadas, e a área central do município não teria sido atingida. As atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, seguem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE