Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo sanciona lei que institui reajuste anual na tabela do SUS para entidades filantrópicas

Revisão anual será conduzida pelo Ministério da Saúde a partir de dezembro de 2024, sem atrelamento ao IPCA para evitar conflitos com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Redação com
por  Redação com
16/01/2024 17:47 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que estabelece o reajuste anual da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) destinado a Santas Casas e hospitais filantrópicos. A medida, que entrará em vigor a partir de dezembro de 2024, tem como objetivo assegurar a revisão periódica dos valores, proporcionando uma atualização condizente com a realidade dos serviços de saúde prestados por essas entidades.

Foto: Divulgação

O texto original da lei propunha um aumento proporcional ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), contudo, essa especificação foi removida para evitar conflitos com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora, o reajuste será conduzido de acordo com a revisão do orçamento do Ministério da Saúde.

A tabela do SUS abrange mais de 4.600 procedimentos e serviços e desempenha um papel crucial no ressarcimento às entidades conveniadas. De acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, essas instituições são os únicos provedores de serviços de saúde em aproximadamente 1.000 municípios brasileiros. Além disso, elas respondem por mais de 50% dos atendimentos ambulatoriais e internações realizados pelo Sistema Único, cerca de 70% dos tratamentos de radioterapia e quimioterapia, e quase 60% dos transplantes efetuados no país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE