Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo recebe três pedidos de reconsideração ao mapa preliminar do distanciamento controlado

Os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo vai ser divulgado na tarde desta segunda-feira (18)

O Sul
por  O Sul
17/01/2021 20:10 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O mapa preliminar da semana do modelo de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul elaborado pelo governo do Estado recebeu três pedidos de reconsideração até as 6h deste domingo (17) – prazo máximo para o envio de recursos. As solicitações foram encaminhadas por duas associações regionais e um município que estão em áreas classificadas em bandeira vermelha.

Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado, divulgado na sexta-feira (15), ficou quase todo vermelho. Das 21 regiões Covid, apenas uma, Caxias do Sul, recebeu bandeira laranja, representando risco epidemiológico médio. As demais ficaram em bandeira vermelha, com alto risco.

Os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo vai ser divulgado no site do governo do Estado às 16h30 de segunda-feira (18). A vigência das novas bandeiras será de 19 a 25 de janeiro.

Caso a classificação prévia seja mantida, as 18 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Guaíba e Uruguaiana estão em vermelho e não aderiram à cogestão, portanto, devem seguir os protocolos determinados pelo Estado.

A região de Caxias do Sul, classificada em laranja, por estar em cogestão, pode utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiver previsto no plano de cogestão.

Caso ainda não tenham sido enviados protocolos ou o plano regional não esteja vigente, o governo abre possibilidade de recepção imediata de padrões mais flexíveis até a bandeira imediatamente inferior, sem esperar prazo de 48 horas para submissão e validade de novo plano regional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE