Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo prepara programa de renovação de frota para caminhoneiros autônomos

O projeto contemplaria também os motoristas de ônibus e micro-ônibus e incluiria outras demandas da classe.

Agência Brasil
por  Agência Brasil
12/10/2021 16:40 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em meio ao aumento da insatisfação dos caminhoneiros com a disparada no preço do diesel, que já subiu 37% neste ano, o governo federal prepara um programa direcionado para a categoria. O projeto prevê benefícios como crédito de valores próximos ao de mercado e um bônus para que caminhoneiros autônomos troquem os caminhões antigos, mesmo em mau estado de conservação, por um veículo novo ou seminovo. Os caminhões antigos virariam sucata. O projeto contemplaria também os motoristas de ônibus e micro-ônibus e incluiria outras demandas da classe. As informações são do jornal O Globo. O pacote contemplaria as medidas anunciadas em maio pelo governo federal.

O modelo deve favorecer também os profissionais autônomos, pessoa física, que teriam os mesmos benefícios para o financiamento de um novo veículo, desde que o antigo seja retirado de circulação. O objetivo é substituir as frotas em circulação nas estradas por veículos mais novos e, com isso, aumentar a produtividade, segurança e eficiência logística no setor de transportes do país.

Outra vantagem do programa seria o perdão das dívidas dos profissionais que aderissem ao projeto. Os veículos que tivessem a baixa definitiva do registro teriam a remissão de débitos não tributários com órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE