Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo oficializa criação da 21ª região do Distanciamento Controlado

Dezenove municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce formarão a região Covid Guaíba.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
06/08/2020 15:16 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir da publicação de decreto nesta quinta-feira (6/8), o mapa do Distanciamento Controlado passará a ter 21 divisões regionais. Desmembrada da região de Porto Alegre, a 21ª região Covid reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce e vai receber o nome de Guaíba, porque é o município mais populoso.

No modelo de Distanciamento Controlado, o Estado agrupou algumas das 30 divisões do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) a partir do critério da existência de hospitais de referência para leitos de UTI.

A criação de 40 leitos em Guaíba, Camaquã, Charqueadas e São Jerônimo fez com que o governo do Estado acatasse o pedido de desmembramento das regiões Carbonífera e Costa Doce da de Porto Alegre.

"Essas regiões da Costa Doce e Carbonífera dependiam totalmente da rede hospitalar da região Metropolitana, principalmente de Canoas e de Porto Alegre, e agora têm uma capacidade de 40 leitos de UTI", afirmou o governador Eduardo Leite, ao anunciar a decisão durante transmissão ao vivo nesta quinta.

A nova subdivisão já será considerada nos cálculos da 14ª rodada do Distanciamento Controlado, cujo mapa preliminar será divulgado nesta sexta-feira (08).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE