Governo libera lote extra do PIS/Pasep para mais de 1,6 milhão de trabalhadores

Pagamentos começam nesta quarta-feira (15) e beneficiam quem teve dados enviados com atraso pelos empregadores; valor total chega a R$ 1,5 bilhão e saques podem ser feitos até 29 de dezembro de 2025.

Por Redação Publicado em há 10 horas

Trabalhadores que não receberam o abono salarial PIS/Pasep no calendário regular terão uma nova oportunidade a partir desta quarta-feira (15). O governo federal liberará um lote extra de pagamentos para mais de 1,6 milhão de pessoas, totalizando R$ 1,5 bilhão em repasses. O saque poderá ser feito até 29 de dezembro de 2025.

Esse pagamento adicional foi autorizado pela Resolução Codefat/MTE nº 1.013/2025, que permitiu um prazo estendido para que empregadores atualizassem ou corrigissem informações no sistema do governo. Para isso, os dados precisaram ser reenviados ao eSocial até 20 de junho.

Diferentemente do calendário regular — encerrado em 15 de agosto —, o lote extra será depositado em parcela única. Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao benefício, consultar valores e informações sobre o banco de pagamento ou abonos de anos anteriores por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal gov.br.

Em 2025, o calendário segue unificado, com pagamentos para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos de acordo com o mês de nascimento.