Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo indefere recursos e mapa definitivo da 39ª rodada permanece com 11 regiões em vermelho

Regiões Covid de Cachoeira do Sul e Passo Fundo haviam protocolados pedidos.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
01/02/2021 17:43 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após reunião na tarde desta segunda-feira (1º/2), o Gabinete de Crise indeferiu os dois pedidos de reconsideração à classificação preliminar divulgada na sexta-feira (29/1). Com isso, o mapa definitivo da 39ª rodada do Distanciamento Controlado se manteve com 11 bandeiras vermelhas e dez laranjas.

As associações regionais de Cachoeira do Sul e Passo Fundo enviaram os recursos, ambas previamente classificadas com risco alto de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus, por isso os pedidos foram negados e as regiões, mantidas em vermelho.

Mesmo com o início da vacinação e uma leve melhora nos indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul, o governo considera importante o alerta para que toda a população siga mantendo os cuidados, com higienização constante, uso de máscara e evitar aglomerações, para conter a propagação do vírus até que parcela significativa de pessoas esteja imunizada.

Existe uma preocupação em especial com as celebrações festivas pelo Dia de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, nesta terça-feira (2/2), que costumam reunir um grande número de fiéis e simpatizantes. Por isso, após reunião com entidades religiosas, no sábado (30/1) o governo acatou o pleito delas e publicou um decreto atualizando as medidas de prevenção.

Entre elas, estão a proibição de aglomerações com mais de dez pessoas em todos os festejos religiosos para qualquer bandeira a partir da publicação do decreto e, visando exclusivamente o próximo feriado, a interdição de todas as praias do litoral e as águas internas (rios e lagoas) do Estado das 18h de segunda-feira (1°/2) até as 8h de terça (2/2).

Cogestão

Das 21 regiões Covid, 18 estão em cogestão e podem adotar protocolos próprios, elaborados pelas respectivas associações regionais. As nove regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema compartilhado podem adotar protocolos compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Santa Maria e Uruguaiana, que não estão na cogestão, devem seguir os protocolos determinados pelo Estado para bandeira vermelha.

As nove regiões classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão, podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais. Guaíba, que não aderiu à congestão, deve seguir protocolos de laranja.

De acordo com o mapa preliminar da 39ª rodada, 305 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 6,2 milhões de habitantes, o que corresponde a 54,8% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).

Desses, 130 municípios (560,4 mil habitantes, 4,9% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

RESUMO DA 39ª RODADA

BANDEIRA VERMELHA (11):
Cachoeira do Sul
Capão da Canoa (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Santa Maria
Santo Ângelo (em cogestão)
Uruguaiana

BANDEIRA LARANJA (10):
Bagé
Canoas (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Guaíba
Ijuí (em cogestão)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Taquara (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Pelotas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE