Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo gaúcho prorroga para a próxima semana o anúncio do novo sistema de distanciamento

Até lá, todo o RS seguirá em bandeira vermelha e deve observar os protocolos de risco alto do Distanciamento Controlado, sem cogestão.

Assessoria Gov/RS
por  Assessoria Gov/RS
06/05/2021 14:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Após reunião do Gabinete de Crise na manhã desta quinta-feira (6/5), o governo do Estado anunciou a prorrogação do atual modelo transitório de Distanciamento Controlado para ampliar o diálogo sobre o novo sistema, que será anunciado a partir de 13 de maio e entrará em vigor no dia 15. Até lá, todo o Rio Grande do Sul seguirá em bandeira vermelha e deve observar os protocolos de risco alto do Distanciamento Controlado, sem cogestão.

Inicialmente, a ideia era que a nova ferramenta de gestão da crise sanitária em estudo entrasse em vigor no dia 10 de maio, data em que o atual modelo completa um ano. No entanto, o adiamento foi definido pelo governador Eduardo Leite, secretários e integrantes do Gabinete de Crise para que o diálogo com a sociedade possa ser ampliado antes de consolidar o novo sistema de distanciamento.

O governo agendou uma reunião virtual com deputados e prefeitos para sexta-feira (7/5) e outros dois encontros no sábado (8/5), um com especialistas em saúde e outro com setores produtivos. O objetivo é apresentar a proposta do sistema de alertas que substituirá o modelo de bandeiras e ouvir as sugestões dos diversos segmentos.

Haverá um prazo até terça-feira (11/5) para que as sugestões sejam encaminhadas ao Gabinete de Crise, que apresentará o novo sistema consolidado a partir da quinta-feira (13/5). Com isso, a ideia é que as novas regras passem a valer a partir da 0h de sábado (15/5).

Com o compromisso de transparência, o governo do Estado seguirá divulgando diariamente o boletim de hospitalizações elaborado pelo Comitê de Dados, que traz informações das regiões Covid, das macrorregiões e do Rio Grande do Sul como um todo, e o resumo diário de casos no Estado, no país e em países selecionados. Todos os levantamentos estão disponíveis no site do Comitê de Dados.

Como fica:

• 6 de maio – decreto prorroga atual modelo de Distanciamento Controlado até 14 de maio

• 7 e 8 de maio – debate com segmentos da sociedade

• 11 de maio – prazo final para envio de sugestões para o novo sistema

• A partir de 13 de maio – anúncio do novo sistema

• 15 de maio – entra em vigor o novo sistema

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE