Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Governo gaúcho assina memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde

Para Leite, com o hidrogênio verde, além da responsabilidade ambiental, há uma grande oportunidade de desenvolvimento econômico.

O Sul
por  O Sul
14/12/2021 22:02 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado e a empresa White Martins assinaram, nesta terça-feira (14), no Palácio Piratini, um memorando de entendimento para implementação do programa Hidrogênio Verde – Construir e desenvolver energias renováveis no RS.

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Segundo o Executivo, o RS tem feito estudos para fazer uma transição para descarbonização por meio do uso do hidrogênio verde, criando um novo ramo na matriz econômica de alta tecnologia e valor agregado. O Estado já opera com 80% da energia de matriz renovável, sendo cerca de 20% de energia eólica, cujo potencial de expansão ainda é grande.

O objetivo do governo é neutralizar as emissões de carbono no Estado em 50% até 2030, meta assumida também pelo Brasil no Acordo de Paris. Em novembro deste ano, o governador Eduardo Leite esteve na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, para reafirmar o compromisso do Estado.

“Estamos alinhados com os valores que movem cada vez mais a sociedade moderna, e entendemos que temos com o hidrogênio verde, além da responsabilidade ambiental, uma grande oportunidade do ponto de vista do desenvolvimento econômico”, afirmou o governador.

A White Martins é uma empresa multinacional que atua no mercado de fabricação de gases industriais e medicinais. Segundo o Executivo, o interesse no RS se dá pela grande oferta de recursos naturais, que possibilitam a geração de energia “carbon free”.

O objetivo do memorando é possibilitar que o Estado e a White Martins identifiquem as possíveis ações de cada um para mapear as oportunidades e as ações necessárias, de acordo com normas legais que as regem, a fim de oportunizar a construção e a operação de uma planta industrial de hidrogênio verde e amônia verde (com energias renováveis) no RS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE